segunda-feira, 2 de agosto de 2010

I AMsterdam.

  • País: Holanda
  • Cidade: Amsterdã.
  • O melhor do dia: Em um lugar completamente insano... e completamente maravilhoso!!!
Olá, pessoal, tudo bem?

Estou eu aqui, em Amsterdã... Capital da loucura!!! hehehe!

Cheguei aqui, depois de uma Viagem no Thalys IC... Pena que não foi no Thalys Express... Saí de Antuérpia às 10:00 da manhã. Passamos por Roterdã, mas não deu para ver o porto... 2:30 horas de viagem, cheguei em Amsterdã, sob chuva... Tinha as direções do Hostel e fui. Saí da estação e fui atrás do Tram.
Chegar no hostel não foi tão difícil, mas com 2 malas foi um pouco mais cansativo. Sem noção quanto meus braços estão ficando bem mais power... hahahaha!

Enfim... Cheguei no Hostel, fiz o check in e comecei a andar. Como senti fome no meio do caminho, comecei a comer a meia pizza de 4 queijos que eu importei da Bélgica... Comprei minhas entradas para os barquinhos de Amsterdã. Esses sim eu não podia perder. E vale cada centavo, porque eles param exatamente nos pontos turísticos da Cidade e vão explicando as coisas no meio do caminho. Meu primeiro passeio, foi pela linha Verde até chegar na estação central, onde eu desci.

Minha pizza importada... foi bom enquanto durou... hehehe! Essa pizzaria "Domino's Pizza" é como a Pizza hut dos Europeus! hehehe!
E um dos trocentos Canais de Amsterdã. A água é bem escura, mas não deve ser tão suja. Tem gente pescando, patinhos nadando... enfim...
Camiseta de PESO! hehehehe! Os Holandeses até perguntam de onde eu sou e brincam por causa da Copa! hahahaha!
O barco é assim... comprido e achatado! hahaha! é bem baixinho, mesmo. porque as pontes são todas baixas, também.
Ao Longo dos Canais, você pode ir vendo umas construções, bem bonitas e que parecem bem antigas também. (Momento: Revitalizem São Paulo!)
E por aqui também... Falando em Revitalizem São Paulo, é muito raro ver lojas com aquela Fachada IMENSA como tinha em SP. Todo mundo encheu o Saco do Kassab por causa disso, mas realmente era algo que precisava mudar...
É assim que eu quero morar, se vier morar em Amsterdã! Numa casa no Canal! Não me perguntem como ela é construída... Mas tem uma fundação de concreto em baixo dela... enfim...
Era um Museu? Não tenho certeza. Depois vou ver melhor isso aí.
Essa aí é uma Torre. a Montelbaans Toren. Fiquei um tanto curioso para descobrir para que servia isso.
Chegando no ponto final Essa aí é a Estação de Trem Central de Amsterdã. Enorme e Linda, não?

Na estação Central, há bastante o que ver. Como toda boa cidade Européia, a primeira coisa que vi, foi a Igreja, que fica em Frente à Estação Central de Amsterdã, que diga-se de passagem, é um espetáculo a parte.

Um pouco da Cultura de Amsterdã. A cidade recebeu esse nome nos idos de 1275 (Amsterdã foi fundada no século 12 e recebeu o nome alguns anos depois)... Tudo por causa de um Dique que foi construído para proteger as terras do Ij River (Como é em português?). Na sua origem o nome era: Aemstelledam. Aem = água corrente, Stelle = Bom lugar para se estar, Dam = Dique.Ou seja, é O bom lugar para se estar perto do Dique das águas correntes. Ufa! hahahaha!

Depois dessa Aulinha que eu tive no livro, posso continuar minha aventura pela Capital das gentes loucas. Bom... Visitei primeiro a Catedral de São Nicolau (St. Nicolaas Kerk). Uma igreja muito bonita! Acendi minha vela (entenda com essas palavras, fiz minha doação à igreja, afinal vela não é de graça), fiz minha oração e me retirei.

A Igreja. As paredes são de um material bem mais escuro que as outras igrejas. (E não era sujeira)... Quando será que foi contruída?
Papai do Céu... eu sei que não pode tirar fotos, mas deixa, vai! hahahaha!
E Mais uma vez, a primeira vela é a minha!

Pois é, gente. Amsterdã é muito mais do que uma região de liberdades. As pessoas por aqui sabem lidar muito, MUITO bem com suas liberdades e não a confundem com Libertinagem. Não é um lugar de pura promiscuidade e de maconheiros no meio da rua. Existem os lugares certos para você fazer isso. Chamam de Cafés os lugares que o pessoal vai fumar sua maconha, afinal o consumo é liberado, mas você tem limites para a quantidade de maconha que você carrega consigo e não pode fumar na rua. E o Distrito vermelho, não é aquela coisa que tdo mundo imagina. (Pelo menos a parte que eu vi).

Bom, como vocês perceberam, andei pelo Distrito vermelho e pelas ruas do Centrão de Amsterdã. Ali tinham muitas lojinhas de Souvenirs, Sex shops e Cafés.... hehehhe! Bom, nas lojinhas de Souvenirs, tinha de tudo. Tudo mesmo!!! Tudo o que você precisa para fumar teu baseado, tinha. Tinha camisetas de todos os tipos de estampas. De estampas singelas às mais depravadas possíveis! Sem esquecer das que fazem alusão à maconha, claro. Tinha trocentos ítens pornográficos (isso, bem na loja de souvenir...). E claro, coisas bem tranquilas, como chaveiros escrito Amsterdã. hehehehe!

A Rua que concentra TODAS as Lojas de Souvenirs de Amsterdã... Eu acho... hehehehe!
Do lado das Pringles tem... Cup Noodles!!! Achei que não tinha Nissin por aqui....
Já já você vai descobrir o que é isso...

Passei em frente a Um Shopping de Amsterdã, muito bacana a arquitetura por sinal. Passei por uma praça, chamada Dam. Ali fica o Madame Tussaud's de Amsterdã (que eu não vou entrar, claro), Um palácio que nenhum livro conta o que é e um Monumento... (Um Obelisco... Europeu gosta de um obelisco, pelo jeito)

O Shopping. Sim é essa construção com essas torres em cima!
O Madame Tussaud's de Amsterdã. Mais legal que o de Londres, né?
Um lugar X que ninguém me contou o que é ainda...
E o Obelisco...
E o palácio X que está em Reformas... Revoltante isso!!!
Uma igreja Chiquérrima!! mas tinha que pagar para entrar... enfim...

O distrito vermelho... Sinceramente, se você vier para Amsterdã atrás de uma puta (literalmente) loira maravilhosa... ESQUECE!!!!! Tira isso da cabeça e vai para a Rua Aurora que você vai fazer o mesmo, com a mesma variedade e mais barato... As moças que estavam nas "vitrines" tem uma média de idade de 40 anos... e umas tem uma cara de traveeeeco... hahahaha! Não vi dentro das Boites, porque não tive coragem de entrar naqueles lugares, depois de ver as distintas moças das vitrines. Até dá para tirar fotos, mas não valeria a pena correr o risco de algum cafetão surgir de algum lugar... 

Enfim... Saí de lá rapidinho e, dou de cara com uma Igreja... hahaha! devia ter entrado para rezar e pedir para não ter pesadelos. A outra Igreja era a Catedral Antiga. (Simples assim).  Depois, encontrei uma Floricultura, que vendia bulbos de Tulipas! 100 bulbos por 12,00 EUR e depois da Floricultura, passei por um restaurante muito excêntrico. Provavelmente é um dos inúmeros prédios muito antigos de Amsterdã.
depois, voltei para a Estação central para pegar a Linha azul dos barquinhos. Esse faz a rota dos museus. Ou seja, já sei bem em quais eu quero ir (Com certeza vou no Heineken Experience), mas estou pensando em ir no Museu Van Gogh, que fica aqui perto do Hostel e no Museu de Fotografia de Amsterdã, que promete com exposições do Bresson. Há milhares de Museus aqui, mas infelizmente o tempo é curto!

Heineken Bock... Cara e Horrível!!!! Tinha gosto de Shoyu!!!!

Essa é a construção que vimos anteriormente... Trata-se de um Restaurante!! hehehe!
No passeio da linha azul, conheci o NEMO. Aqui é um Centro de Ciências e Técnologia! O Arquiteto? Meio quilo de Chocolate Lindt para que acertar... E não é o Niemeyer. (dica).

Conheci mais coisas na linha azul, mas depois eu conto com mais detalhes... deixa eu juntar mais informações.. .hehehehe!

Depois do meu passeio pela linha Azul, esperei uns minutos e peguei a Linha Laranja! (Pois é, quando você compra o passe, você tem direito a usar os barcos que quiser, quando quiser). Mas, infelizmente essa linha não ia completar o percurso, pois era a ultima viagem dele e Descemos todos num ponto chamado Rijksmuseum (Esse museu não vou visitar porque está em reforma e a maioria das obras primas estão guardadas... Aliás é um dos museus com o acervo mais valioso do mundo!). Para amanhã vou passear pela linha vermelha e depois a segunda parte da linha verde e passar pela lendária casa da Anne Frank.

A linha laranja passou por esse Barco aí, que é na verdade um Hotel! hehehe!
E do lado desse Moinho... Uma das coisas que eu mais queria ver em Amsterdã.
E essas construções bem interessantes!!! hehe!

Um pouco de curiosidade desses canais de Amsterdã. Apenas um deles é natural. Todos os outros foram construídos... hehehehe! O Natural, e o mais largo dos canais, é o Amstel. E são muitos os Canais artificiais, que foram construídos, exatamente para aproveitar a facilidade que a navegação proporcinava naqueles tempos que não haviam caminhões ou trens...

Do Rijksmuseum, foi rapidinho chegar no Hostel. Depois de chagar aqui, fui até o mercado comprar meu Jantar. Se minha refeição não é Pizza, é Macarrão... hehehehe! Fiz um talharim hoje! muito bom os ingredientes daqui também! Comprei umas pimentas hoje para colocar na comida também. E encontrei uma coisa muito boa aqui e fiz questão de comprar! Estou aproveitando para tomar uns vinhos na Europa... Afinal aqui é bem barato. Para minha surpresa, enquanto eu olhava os Cabernet Sauvignon, encontrei um Brasileiro! Miolo Reserva Cabernet Sauvignon! Que orgulho do Rio Grande do Sul!!! hehehe!!!

Preparei meu jantar, que ficou muito bom por sinal, tomei meu banho e comecei a escrever no meu blog. Daqui a pouco vou dormir para aproveitar bem amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário