domingo, 1 de agosto de 2010

A Mochila...

  • País: Bélgica
  • Cidade: Antuérpia
  • O melhor do dia: Já faleeeei... hahahaha!
Mais dos bastidores da viagem!

Então, já falei bastante dos bastidores, mas faltou os rituais diários... hahaha!

Um dos rituais mais importantes, que acontece todas as vezes que eu estou no meu último dia de Viagem é reorganizar a mala. Quando chego Tiro dela o essencial, como as Camisetas que vou usar, as coisas do banho, toalha, Chinelo... Mas, sempre aparece alguma coisa nova para colocar na mala. Então, tudo o que eu preciso fazer é dobrar as roupas e colocar lá dentro.

Acho que falei em algum lugar que eu consegui aliviar o peso da Mochila e ela voltou praticamente ao peso que comecei a Viagem! Não joguei nada fora, só que eu lembrei que eu tinha uma sacola de compressão dentro da Mochila. Com ela eu pude espremer um monte de coisas dentro (Mas estou tentando tomar o cuidado de não estragar nada.). Aí eu consegui colocar boa parte das roupas, pefumes e livretos que eu comprei. Assim distribui melhor o peso das coisas. Hoje de manhã ainda fiz um teste... Consigo colocar a mochila nas costas mesmo com o Carrinho! só preciso aprimorar a forma com que o carrinho se prende na mochila. Aí, nas escadas, coloco a mochila nas costas e vou!! Minha mochila, para que não sabe, é uma Cargueira de 80L + 10L de expansão, que estou usando... duas bolsas laterais destacáveis de 2,5L cada, mais uma mochila de ataque de 17L e nela vai o hidratador para 2 L de água, que consumo durante o dia.

O problema é que ela ficou um tanto desajeitada. Se eu encontrar uma boa promoção de mochilas até 30L acho que eu estou dentro.

Arrumar a Mochila para pegar o trem é pura logística. Algumas coisas que uso menos estão no fundão da mochila. Como os Agasalhos para frio, a Calça com o bolso furado e alguns itens como Camisas e calça social... Isso tudo em um prático separador de roupas. Algumas toalhas que comprei em Munique para os casos de emergência e para forrar o chão quando saio do Banho, foram colocadas em uma Sacola de redução de volume. Talvez a melhor idéia que tive durante minha viagem para resolver o problema de volume.

Aí essa coisarada toda vai no compartimento principal da mala, no costado, onde eu também já coloquei uns mapas e outros papéis. Sei que isso tudo agrega peso, mas é quase impossível jogar essas coisas fora! Hahaha! Mapas, guias de Museus, informativos... Enfim!

Na parte de baixo da mochila, tem um outro compartimento, que eu carinhosamente apelidei de Porão. No porão vão coisas que eu raramente uso. Comprei o Saco de dormir, mas poderia até ter deixado em Darmstadt... Os hostels todos tem lençol e fronha... Só usei mesmo em Zurique (aberto porque o calor estava impossível), Stuttgart e Darmstadt. de resto...

No porão também vai a necessaire com as coisas de banho, Mais papéis e meu sapato. Tem ainda uma caneca e um monte de sacolas que estou juntando para jogar lixo, ir às compas (Porque aqui na Europa na maioria dos mercados você precisa ter sua sacola...) Não é novidade do Brasil, não. Aliás, tenho reparado que o Brasil está anos Luz atrasado em relação ao meio ambiente. Primeiro é só analisar a Classificação Euro de motores Diesel, que ao contrário do que muitas pessoas pensam, é o combustível mais eco-friendly que existe, comparando com a gasolina (O problema está no Diesel brasileiro, bem como na manutenção)... Bom, só pensar em um motor 3.0 TDI V6 com 240cv do Audi que aluguei na Alemanha... mesmo indo a 250 por hora com ele, a média de consumo foi 12 km por litro! Quanto é o Celta 1.0 no Alcool, mesmo? (E quanto ele chega?) Outa coisa que domina a paisagem Européia, é a quantidade de Geradores Eólicos e placas solares de geração de energia elétrica e não só para aquecer água. E não é caro esse tipo de maerial por aqui... uma placa de 130W custava 1000,00 EUR. (Perto dos 10 000,00 BRL que custa por aí).

Enfim... Tenho ainda umas pequenas pastas para ir organizando meus papéis e tíquetes de compras. Eu na verdade não deveria nem guardá-los... não pretendo fazer um balanço dessa viagem na ponta do lápis, mas como prova de compra é uma boa... Vai que alguém encasqueta comigo por causa de algum lápis, caneta ou livro... Melhor ter a prova de que eu comprei!

Tenho reparado que estou BEM bairrista... hahaha! Afinal, comprei o mochilão da Deuter, Saco de dormir, saco de compressão etc.. etc.. etc... tudo da Deuter! hahaha! A única coisa de diferente que comprei, foi o separador de roupas da Eagle Creek e uma micro mochila de Cordura, para trazer o Netbook no descaminho... hahaha! Micro mochila, porque aberta ela tem 20L, fechada ela é do tamanho de uma maçã da Turma da Mônica... Talvez menor até.

Na mochila de Ataque, vão as coisas do dia ou as que eu preciso mais frequentemente. Malinha da Câmera, onde está a Filmadora também. O Guia Lonely Planet, que frequentemente deixo no Hostel para não ficar carregando peso, o Netbook, o Hidratador e etc. As coisas mais caras também... porque essa mochila pode ficar comigo o tempo todo, então.

Fiquei com cara de taxo outro dia... Um mochileiro da Noruega, viajando a mais de 3 meses com apenas uma mochila de 50L... Tudo bem... ele já faz mochilão desde os 15 anos e sabe bem o que levar... E mora na Europa... quando ele quiser ele pode ir para os lugares fazer compras... é muito mais fácil... hahahaha! Mas, enfim... Ele tava na Viagem de Volta dele, depois de ter passado pelos Istãos da vida. Ele começou a Viagem dele na China, foi para o Tibet e toda a Ásia e tava voltando para Noruega. Ele mesmo disse que até no Segundo mochilão você comete as mesmas idiotices de agragar peso na mala a dele mesmo estava voltando 8kg mais pesada. Acho que a idéia é mochilar com 1 camiseta, 1 toalha, 1 calça... hahaha!

Enfim... Os bolsos laterais. Em um deles, estão os lenços de papel que eu trouxe aos montes. Se usei 10% foi muito. E també não desperdicei. Junto coloquei uns mapinhas que fui pegando por aí. Na outra, estão os acessórios das coisas eletrônicas. Minha extensão, os carregadores, os cabos USB... enfim... acessórios eletrônicos. Em algum dos compartimentos está meu carregador Solar... Uma das melhores coisas que comprei, diga-se de passagem.

Os presentinhos? estão no compartimento principal da Mala. Os chocolates? Estão na mochila de Ataque. E os que vou levar para vocês? estão no Aeroporto! hahahaha! Senão, eles estariam destruídos agora. Em Frankfurt comprei os Lindt (1kg) por 16,00 EUR! barato até, vai! menos de 100g no Brasil custa 12,00 BRL! (Bruno, porque você coloca esse BRL, EUR, CHF, HUF? Por uma questão de tradução... se você jogar no Google Translator esse blog, ele abre na língua que você quiser... Tradução porca às vezes, mas ajuda.

E para carregar tudo isso, como é? Até comprar o Carrinho estava um pouco mais difícil. Ficou pior em Paris... onde comprei mais camisetas e o grande livro do Louvre. Depois de tirar todas as camisetas de dentro dela, ficou até fácil carregar. Mas aí veio o Livro do British Museum... hahaha! Livro pesa tanto, mas tanto que eu nem comprei livro na Inglaterra, como eu queria. Percebi que na Livraria Cultura tem um preço 5 a 10 reais maior... não vou ficar me matando por causa de 5 ou 10 Reais.

Vou fazer uma Logística melhor com o Carrinho agora... Talvez eu volte a Carregar o Mochilão nas costas e prenda a Mochila de ataque no Mochilão de novo e coloque as coisas numa sacola de viagem e aí sim em cima do carrinho. Vai ficar mais ajeitado... porque o Mochilão é realmente grande! Vou ver o que vou fazer de verdade ainda.

Essa é a minha mala e a organização dela de todo dia.

Atualização de última hora... Os presentes e coisas que iriam no Porão, agora estão indo no Porta Malas... É que eu peguei uma mega promoção aqui na Bélgica! A Loja da Kipling está em Liquidação... Aí eu comprei uma mala da Kipling com 50% de Desconto!!! Não é Demais?

2 comentários:

  1. adorei os nomes das partes da sua mochila.. =D
    by the way, seu blog ta mt gostoso d ler!! =]

    ResponderExcluir
  2. coréiaaaaaa !!! tu é de mais mesmo !!!! ;D

    ResponderExcluir