sábado, 3 de julho de 2010

Berlin dia 4.

  • País: Alemanha
  • Cidade: Berlin
  • O melhor do dia:Um passeio com os Franceses!
Olá, pessoal. Agora sim um post Fresquinho.

Estava meio mal por não ter ido em nenhum museu de Berlin e por não ter subido no Reichstag dom. Filas enormes não me encorajam e hoje queria de novo aquela sensação de festejar uma partida de Futebol com os alemães. (Como assim!? onde fica o Brasil nesse história!? Nunca assisti um jogo de futebol no Brasil!!! Calma, gente. Eu ainda amo o Brasil (pfff), mas parece que o povo alemão é mais hospitaleiro que o Brasileiro. Pelo menos o Paulistano). Enfim.

Acordei de manhã, tomei meus meio litro de leite com chocolate (Leite semi-desnatado e chocolate de verdade)... e peguei o mapa da cidade, para começar a planejar. Certo. Um dos funcionários do Hostel, veio prontamente me ajudar com o planejamento e me indicou  uma região com bastante história do Muro de Berlin, da SS, SA, Gestapo e o Holocausto. Acho que isso está muito forte no "sangue" do Alemão e como uma chaga, eles carregam esse passado.
O lado positivo desse comportamento, é que as crianças crescerão sabendo o que é um massacre, o que é um governo totalitário e o que é construir e reconstruir uma nação. Não desmerecendo o Brasil, mas estando aqui, você percebe o quanto o brasileiro precisa evoluir. São 500 anos de história do Brasil, o que faz dele um jovem rebelde, perto dos 1000 ou 2000 anos de Europa.

Uma imagem que fica de Berlin: as pessoas querem viver. não querem viver de aparência. Apenas viver a sua vida e fazer as coisas sem prejudicar o próximo. A quantidade de bicicletas que circula pela Alemanha (Vi isso em Darmstadt, Stuttgart, Munique e Berlin), é impressionante. Existem ciclovias por toda parte, mas o que mais chama atenção é que o pessoal se respeita. Os carros respeitam os pedestres e as bicicletas e o que você MENOS ouve aqui é buzinada. (só em casos extremos de bracice ou quando a Alemanha ganha algum jogo). E Berlin é maior que SP! Enfim!

Saí do hostel, em direção ao primeiro ponto de parada: O museu dos Judeus. Conta a história do povo Judeu, mas é enfático quanto ao Holocausto.

Algumas ruas de Berlin, tem uma plaquinha em cima, explicando o que significa aquele nome. Legal, não?

 O Jewish Museum. Notou o Superhomem de ponta cabeça aqui no canto de baixo? Não?


Depois eu é que sou cruel... Ali em baixo diz: auch Helden haben schlechte Tage. (Até os heróis têm dia Ruim). Depois eu preciso descobrir porque isso tá aí...

Momento de Orgulho:

Lembraram de SP como um importante local de Exílio dos Judeus!

Já essas outras coisas, tem uma história um pouco mais tristes. essas peças pertenciam a uma família Judia, que vendeu essas porcelanas para um vizinho, antes de fugirem da cidade. Na ocasião, a família foi pega pela polícia e mandada para um dos campos de concentração.

Esse espaço, o arquiteto chamou de Torre do Holocausto. É para ser interpretado da forma que você quiser e a sensação que eu tive quando entrei nesse salão, foi de um completo arrepio e solidão, talvez algo como a espera em um campo de concentração. Tinha 24m de altura e era clareado apenas por uma janelinha lá em cima.

Depois, subi para o segundo pavimento, onde tive a oportunidade de conhecer um pouco mais da cultura dos Judeus. O histórico dos Judeus ao longo do tempo.

Claro, que havia a seção dos anos do governo do Hitler e todas as observações sobre a persegução.

Essa última foto, é do lugar que eu almocei hoje. Ao fundo, um jardim muito bonito, que fazia parte do museu.

Esse era o Jardim

Claudio, Fotografei esse avião aí, porque ele era biplano e tinha motor com hélice, descobre aí qual é.

Saí do Museu e comecei a andar pelas ruas de Berlin. Que arquitetura, não!?

Não!!! Infelizmente não pude fazer o Trabi-Safari! é Meio caro, 60,00EUR para dirigir um Trabant por 1:30... Mas a foto eu tirei!!!

Um pedaço importante do Muro de Berlin. (Acho que do lado de cá é o lado Ocidental). Essas ruínas em baixo, é do prédio onde ficava a Gestapo e a SS, se não me engano. Tenebroso, não?

E lá vai eu tirando uma foto de mim mesmo de novo! hehehe!

Até chegar na Galeria de Berlin. Não entrei, mas imagino que não deve ser pouca coisa. Estava acontecendo uma Exposição de Frida Kahlo.

Por onde você andar em Berlin e ver uns paralelepípedos colocados no chão, com essa plaquinha (Berliner Mauer), pode ter certeza que o muro passou por aí!

E aqui a Puliça anda de BMdábrio.

Voltei para o Hostel a tempo de assistir o Jogo da Alemanha... 4x0 na Argentina. Quem diriaaaa!!!!! Berlin ferveu e tá fervendo até agora. Dá para ouvir as Vuvuzelas (Sim, aqui tem, é de qualidade e é desmontável!). Carros buzinando, gente gritando. Saí pelas ruas com minha bandeira da Alemanha, gritando: Deutschland!!! Deutschland!!! E as pessoas respondendo com força: Deutschland! Deutschlad!!! hahahaha! muito divertido.

Saíndo do Hostel, de novo, encontrei o pessoal da França, que está passando as férias em Berlin. Pessoal Muito gente boa, Martin e Olivia. Fomos para um lugar que tinha comida bem barata. Pizza (com uns 26 cm de diâmetro por 1,95 EUR) três estações depois da estação do Hostel. Poderia ter ido andando mas...

Os Franceses!

Andamos até um supermercado para comprar as bebidas.Afinal, economiza-se bastante assim. Cerveja, refrigerante, Suco... Tudo é possível e barato.
Bom, a parte engraçada do dia, é que o Martin foi abrir a garrafa de cerveja dele, usado uma outra garrafa como alavanca. Bom, no fim abriu a tampa errada, e espirrou cerveja para todo lado! Continuamos a caminhada até os restaurantes. O atendimento na Pizzaria foi tão bom quanto na Tia Suja, mas no final, o carinha ainda puxou um papo e perguntou de onde eu era, tudo em alemão... E ficou todo empolgado quando eu disse que era do Brasil. Okay... não tinha mesas para sentar e comer... então, sentamos nums banquinhos improvisados na rua. O Martin e a Olívia sugeriram lugares para eu visitar em Paris e alertou quanto alguns cuidados que devo tomar na ocasião... Mochila sempre à vista, de preferencia na frente do corpo, para garantir que nada de ruim aconteça e bebidas, somente em Supermercado. Enquanto aqui na Alemanha, um garrafa de Cerveja no supermercado pode custar menos que 0,30 EUR e no bar 2,00 EUR, na França, uma garrafa de Cerveja pode custar 1,00 EUR no mercado e 6,00 EUR no Bar. Tá, que eu vou tomar cerveja no Bar.

Depois de 1 semana na Alemanha, hoje foi o primeiro dia que eu coloquei uma garrafa no Pfandautomat.
O que é isso: Toda vez que você comprar uma bebida engarrafada (Plástico ou Vidro), você vai pagar pela embalagem. Ou seja, na prateleira está o preço da bebida, só a bebida e o preço da embalagem. Acontece que algumas delas, podem ser depositadas no Pfandautomat, que recolhe essas garrafas para reciclagem! Toda vez que você retorna sua garrafa, você recebe um vale para ser usado em compras. Mas, nem todas as garrafas podem ser colocadas no Pfandautomat e retornar o valor do Pfand.

Bom, pessoal, por hoje é isso. Preciso dormir porque amanhã meu trem sai para Varsóvia às 6:29. Preciso acordar bem cedo. Um abraço a todos que estão lendo meu Blog!

Para quem estiver curioso, aqui em Berlin está 29 graus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário