domingo, 4 de julho de 2010

Polônia!

  • País: Polônia
  • Cidade: Varsóvia
  • O melhor do dia: Afiando meu alemão... hahahaha!
Olá pessoal. Bom, estou aqui para contar minha viagem até Varsóvia, Capital polonesa. Bom, depois de acordar às 5:25 da manhã, pegar minha mala pesando absurdos e descer os três andares do hostel de Berlin com ela, tomando meio litro de Leite com Chocolate e ter deixado para trás uma Pizza de 4 queijos (hahaha), peguei um taxi até a estação de trem. Fiquei um pouco receoso de ir de transporte público, além de ser um tanto mais confortável assim, afinal a mala não tá ajudando muito não... hehehe!

Cheguei na Hauptbahnhof de Berlin e fui atrás da plataforma de embarque. pela segunda vez uso a plataforma 11... hehehe! (embarquei na plataforma 11 em Munique, indo para Berlin).
Bom. Tudo deu certo, exceto por um garotinho atacado lá que ficou gritando a viagem inteira!!!! Que vontade de jogar ele pela janela, mas ela era lacrada...

(Bom, vou colocar umas fotos no final, porque a internet aqui é meio lerda...).

Tirando o molequinho no trem, gritando, tudo foi bem. Tentei cochilar um pouco, mesmo com o pentelhinho lá, mas fiquei meio dividido com a paisagem. Resolvi que ia cochilar metade da viagem e ver a outra metade, afinal ajudaria muito a compensar o acordar das 5:25...
Travei minha mala no bagageiro do trem, mas tive que acessar agumas vezes minha mala, para pegar o guia de viagens, as passagens e etc... Foram 6 horas de Viagem em um banco bem confortável, mas não tão muito bom para dormir. Tomei um café dentro do Trem e tirei umas fotos da paisagem. Na verdade, meu cochilo no trem ficou bem cortado hehehe.

Bom, chegando na estação, me perdi um pouco. Era bem escura e mal cuidada. Talvez tão bonita quanto a estação da Barra Funda.... Não tive coragem de tirar a Camera da mala, porque minha mobilidade estava toda comprometida, então... Depois de uns 5 minutos pensando, encontrei o balcão de informações turísticas. A moça de lá, me indicou a pegar o Bonde até o lugar que fica o hostel e para isso, eu deveria comprar um day ticket para isso. Legal! A moça do caixa não falava um A de inglês e nem Alemão... (Lembrando do que o professor Gilmar falou outro dia...). Depois de apontar para o Mapa, ela entendeu o que eu queria... "Fahrkarte" aqui chama Bilet e custa 9,00 PLN para 24 horas... 1,00 EUR = 4,20 PLN. Maravilha, não!?

Tá. O problema é que o mapa que a moça das informações turísticas me deu, não tinha nenhum (NENHUM) nome das estações de bonde... Eu tive que ir acompanhando as referencias que o condutor do bonde dava... Claro, que quando eu reconheci o que ele tinha falado, eu tinha acabado de perder a estação... Lá vai eu, descendo na próxima e esperando o outro bonde chegar... Aliás... aqui, nas avenidas mais movimentadas, existem passagens subterrâneas para atravessar a rua. (Claro que eu descobri isso da pior maneira... Lá fui eu atravessando uma rua, que tinha essa passagem e semáforo - não quero nem saber o que pensaram os polacos...) enfim...
Sei que cheguei na rua que eu precisava. Nowy Świat, 27. Quem disse que o Hostel tá ali na cara, fácil. Tudo bem lá vou eu perguntar de novo ande está o hostel. (Deu uma sensação de "Quero meu dinheiro de volta....). Tudo em... lá vou eu, de novo, subindo 3 andares com essa mochila. Cheguei no Hostel e tive uma sensação de alívio. É um hostel pequeno em um prédio bem antigo, mas está tudo reformado e bem estruturado. Tem uma cozinha, uma geladeira, coisas para a gente usar para cozinhar... banheiros compartilhados, mas muito bem limpos. Mas, o Check in começava às 3:00 então eu teria que esperar... bom, só sei que fui ao banheiro me limpar, trocar de camiseta, preparei minha mochila de ataque, peguei o mapa e toquei para o centro velho de Varsóvia. Cada passo que eu dava por lá, me sentia cada vez mais em um daqueles filmes da segunda guerra mundial.

Achei que fosse deparar com uma  cidade cinzenta com uma arquitetura sombria... Mas, eu estava completamente enganado. A arquitetura daqui é muito bonita e os Poloneses usaram cores bem fortes e distintas para decorar suas fachadas. Os prédios são um do lado do outro, todos geminados, assim como era em Berlin e Munique. No caminho, estava tendo uma feirinha na rua, com um monte de barraquinas vendendo as coisas típicas daqui. Claro melhor nem olhar. Mais adiante, me deparei com uma "Street Parade". Um grupo de jovens estavam tocando umas marchinhas enquanto as balizadoras iam a frente acomanhando a música.

Eles foram tocando por boa parte do centro velho e eu fui acompanhando. Até que chegamos numa igreja e a música parou. Adentrei à Igreja e mais uma vez tive aquela sensação de "Meu Deus, que lugar é esse!". A Igreja é simplesmente linda. Uma arte muito diferente. Inexplicável para os olhos de um não arquiteto.
Depois, subi na torre da Igreja, por apenas 3,00 PLN. Aí tive uma boa idéia do que é Varsóvia. Um lugar simplesmente fantástico. E muito longe do que eu imaginava. Exite um comércio grande em meio a uma cidade pacata. E as ruas são completamente irregulares, típicas de uma cidade que foi crescendo sem planejamento. Mas, assim era Berlin, Munique, Stuttgart...

Bom. nesse passeio pelo centro velho, passei por lugares como a Krakowskie Przedmiescie, Pl. Zamkowy, Przy Rynku, Freta, Miodowa, visitei um Parque, Ogród Krasinskich, que ficava perto do Collegium Nobilium, que serviu de morada para o Papa João Paulo II em sua visita à Varsóvia. (Aliás, a religiosidade do povo daqui é impressionante!). Procurei pelo Museu Marie-Curie, mas não encontrei de pronto. comecei minha volta para o hostel. Comprei um cordão de pãozinho doce. Bem gostoso, mas um tanto seco. talvez com Nutella fique bom. heuehuehue!
Bom, cheguei no hostel, fiz meu check in, finalmente e fui para meu quarto, pegar a cama de baixo do beliche. Fui tomar um banho, antes que eu fique sem água quente ou ter que "brigar" por um dos boxes do banheiro.
Depois disso, comecei a me organizar para amanha. Deixo a cidade às 12:44, em direção à Cracóvia, a antiga Capital da Polônia.

Lá pelas 7 saí para fazer comprar para o meu jantar... na Alemanha eu ia na ALDI, LIDL, Kaufland... Aqui na Polônia, me senti em casa... Fui até o Carrefour! hahahaha! que maravilha! hahahaha! Uma coisa que acontece muito aqui é: os mercados não dão sacolas... e eu esqueci desse detalhe... bom... a seção de hortifruti tá aí para isso né?? Tem as sacolinhas do Harti-Fruti e peguei uma... heuehueh! Comprei 2L de suco de maçã por 4,25 PLN... (1,00 EUR, 2 Litros de suco...). Se suco de maçã faz bem para alguma coisa... com certeza vou ficar melhor até o fim da minha viagem, se as coisas continuarem assim...

Estou me sentindo um pouco sufocado aqui na Polônia. Pouca gente fala Alemão e quase ninguém fala inglês, mas cada passeio vale cada centavo que se gasta aqui.Não consigo me comunicar com ninguém, direito, aqui e o pessoal do Hostel não é tão legal quanto o pessoal de Berlin ou Munique. Enfim... o que tá valendo é essa maravilha visual que estou tendo.

Estação de Berlin (Berlin Hauptbahnhof) e eu no trem.
Paisagem da janela do trem
Mais paisagem
A Chegada em Varsóvia.
A Street PArade
O Copernico.
Mais um pouco da Street Parade.
Essa Igreja, é fantástica.
Eu Avisei que era.
Varsóvia vista de cima da torre da Igreja.
Varsóvia é ou não bonita!
É tipo uma ponte né...
Foi aí que o João Paulo II ficou.
O parque.


O porque o parque existe. (A primeira coluna tá em Polones. A segunda, em inglês)
Um dos Boulevards Poloneses.

Bom, pessoal, é isso aí.
Só faltou contar a CAUSADA em cima de uns italianos... Revolta pessoal: PUTA povo FOLGADO é Italiano, que SACOOO! Gentalha da gentalha!
Toda essa revolta começou no Judisches Museum em Berlin. Depois de passar para a Segurança, fui pra fila para comprar o meu tíquete e um Grupo de Italianos, Claro do jeito que eles são lerdos, acabaram separando o grupo. Obviamente eles (Uns 10) passaram na minha frente, como se eles tivessem o Direito. Deixei quieto. Vamos manter a Classe.
Hoje, tirando uma foto, uns Italianos (Claro, quem mais poderia ser) Entraram na minha frente para tirar a MESMA foto. É claro que eu saí do meu lugar e entrei na frente deles, de novo... Só ouvi os Mamma mia da vida e aquela chingação... Quase mandei aquela italianada de volta pro Pinico da europa... Ugh!

Bom, é isso, pessoal! huahauhauhua! Até amanhã!

Um comentário:

  1. que paisagens liindas!
    Bruno, tu deixou de ir numa balada em Berlin! acho que tu ta esquecendo da promessa que me fez...hmmm tô de olho! hauhauha bjjj

    ResponderExcluir