segunda-feira, 19 de julho de 2010

Berna, dia 2

  • País: Suíça
  • Cidade: Berna
  • O melhor do dia: Museus e mais museus!
Olá pessoal, último dia em Berna. Vou sentir falta dessa cidade.

Antes de tudo, ontem a noite fui dar uma olhada em Berna a Noite, afinal depois de Varsóvia eu percebi o quanto vale a pena checar as cidades a noite também. Só que é um pouco mais difícil de tirar fotos sem um tripé... Mas...

Vista do Rio Arau! Imagina uma longa exposição com tripé... ai ai...
A Dalmazibrücke a noite. Não parece outra? Exposição de 1s sobre uma pedra!
Uma ruazinha do lado do Hostel. também com 1s de exposição... No braço!
O Parlamento, com exposição seletiva! quase não dá para ver a parte não iluminada! Perfeito! A cidade inteira é toda fotogênica, não acham?

Hoje, acordei um pouco mais tarde, afinal as coisas só iam funcionar a partir das 10:00 mesmo. Na janela Havia sol, mas também um vento bem fresco! Mais um dia Perfeito! A temperatura aqui está em torno de 25 Graus! bem melhor que em Budapest! hehehe!
Tomei um belo de um café da manhã (Dei uma empurradinha em alguma comida e não senti enjoo dessa vez!) E troquei de quarto, por causa que um Grupo grande tinha agendado aquele quarto para hoje. Sem problemas. Coloquei as coisas no quarto novo e saí.
Fui em direção aos Museus, cruzando a Dalmazibrücke e subindo uma ladeirinha até chegar na Helvetiaplatz. Ali, na Helvetiaplatz tem 3 museus. Uma galeria de artes, o Museu histórico de Berna, junto com o Museu do Einstein e o Museu Alpino. Desses três, visitei o Museu Histórico e o Museu Alpino.

Vista do Arau do outro lado da Dalmazibrücke. Essa retenção aí do lado é da Marzili Bad.
Subidinha de leve!
Mas nem tanto...

 
A Kirchenfeldbrücke. Aqui na Europa é bem comum esses bondes aí! São práticos, levam um monte de gente e usam energia elétrica... ou seja, dependendo da fonte de energia, não polui! hehehehe!
A Vista da Kirchenfeldbrücke. Me diz se essa barragem no meio do rio é ou não é uma usina hidrelétrica!? Sei lá viu...

Uma fonte bonita da Helvetiaplatz.

Aproveitei e dei uma olhadinha de cima de uma outra ponte, a Kirchenfeldbrücke, que liga essa reigão que eu estava, Dalmazi-Kirchenfeld com o Centro velho de Berna (Altstadt). Ali pude ter uma vista do Rio Arau e de uma parte represada. Acho que ali deve funcionar uma hidrelétrica. To desconfiado!

O primeiro museu foi o Museu Alpino e de "brinde" ganhei um mini canivete da Victorinox. Brinde, entre aspas, porque paguei um pouquinho a mais por isso, mas valia a pena. E já foi útil hoje!
Enfim. O museu é muito interessante. Tem a reprodução de várias montanhas dos Alpes Suíços, que foram feitas há muito tempo. Uma delas, foi feita antes de 1900!
Não só as maquetes, mas haviam também amostra das rochas mais comumente encontradas nessas montanhas. A maioria dessas rochas são Granitos. Era de se esperar que fossem rochas duras, afinal as rochas mais moles foram erodindo e formando as planícies, mas estavam ali as rochas originais dos alpes!! Pura emoção!

No primeiro andar do Museu, haviam várias ferramentas utilizadas na exploração e no mapeamento das montanhas. Algumas ferramentas bem rústicas, como uma broca de perfuração. Alguns Teodolitos utilizados a época para o mapeamento doa alpes e graças a esse mapeamento e o estudo do subsolo das montanhas, foi possível começar a construir as primeiras estradas de ferro dos alpes. Isso nas primeiras décadas do século XX.

Essa é a maquete de antes de 1900... Se não me engano foi restaurada, mas... Olha o capricho!
A formação rochosa de uma montanha dos Alpes Suíços!
E as rochas!

Não só a parte de Engenharia dos Alpes, mas também da Cultura alpina. Os tipos de construções encontradas no alto das montanhas, reproduzindo as cabanas da primeira geração de casas ali construídas, com matéria prima retirada das próprias montanhas, bem como as mais modernas, com matérias primas trazidas de helicópteros!

A primeira geração de cabanas dos Alpes! bem rústica mesmo, não?
E a quarta geração! Foi ficando bem mais moderninha mesmo, não?
Mecanismo dos trens!

Como parte da cultura alpina, há tembém o folclore e o carnaval. Aquelas história de homen da neve... Durante o inverno, algumas pessoas se fantasiavam e faziam um carnaval também. Diga-se de passagem... cada fantasia Feia! hahaha!

Será que eu baguncei o cabelo de propósito? hahahahaha!

De tudo desse museu, a parte mais divertida foi ver uma maquete gigante dos alpes e de cima de um mezanino havia uma luneta em forma de bola. Nela tinham nomes de casa montanha dos alpes e, selecinada uma delas, você visualizava na maquete através da ocular!!! Simplesmente sensacional!

Essa maquete era a parte mais divertida desse museu, sem dúvidas!

Havia ainda um setor nesse andar que mostrava a tecnologia dos Bondes, Teleféricos e trens que passam pelas montanhas. Reprodução dos freios do trens e uma cadeirinha dos primeiros teleféricos. Graças a esses teleféricos, os esportes na neve foram crescendo e o desenvolvimento dos esquis aprimorados!

Setivernevecesquia?

No segundo andar, havia uma amostra não permanente. Conta sobre a parte hoteleira dos alpes, que cresce a cada ano. Haviam mostras de projetos de hotéis, bem como sobre a história do turismo nos alpes. Acho que tudo isso está intimamente ligado com o mapeamento das montanhas, construção de estradas de ferro, desenvolvimento do esporte na neve... simplesmente tudo o que tinha nesse museu!

Saindo desse museu, fui em direção ao Museu Histórico de Berna - Museu do Einstein.
A fachada do museu já dá uma dica de tudo o que havia lá dentro. Era dividido em 5 Salões e 3 andares. Não era tão grande quanto o Deutsches Museum, mas havia muita coisa lá para se ver!
A primeira parte que visitei foi um salão com algumas peças Egípcias e do Oriente Médio.

Museu Histórico de Berna. O mais elegante que já entrei!

Depois, subi as escadas e fui para a exposição do Albert Einstein. Contava simplesmente tudo sobre Einstein. Desde sua Origem Judaica (E contava sobre a origem Judaica), As cidades por onde passou durante dua infancia e adolescência, as escolas que frequentou, a história de Sua família... E detalhes da sua vida em Zurique, Berna os estudos da Relatividade, seu emprego no cartório de Patentes... até chegar no seu refúgio em Princetown devido ao Holocausto e sua origem Judaica...

Nas escadas do Einstein! hehehe!
Uma coisa bem curiosa sobre o Marco Alemão no entre-guerras. Eu já sabia disso, mas nunca tinha acompanhado tão detalhadamente cada momento.

Foi nesse período que começou a fazer os estudos da radioatividade para o Projeto Manhattan. Einstein era um grande defensor da Paz mundial motivado principalmente por causa da Primeira Guerra Mundial. Sabe-se que ele só contribuiu com o projeto Manhattan por acreditar que aquilo serviria para produção de Energia elétrica. Ao contrário do que muitas pessoas dizem, Einstein não morreu de depressão. Morreu por com problemas cardíacos. Naquela época, uma das Capas da revista Times dizia que Einstein era o responsável pelas bombas atômicas. (E só para não esquecer: Einstein não ganhou o prêmio nobel pelos estudos da radioaividade e sim pela proposição da Relatividade E a equação E=mc^2 não é a equação da Relatividade, mas sim a equação que relaciona massa e energia na Radioatividade).

Não poderia ser diferente. Haviam umas fotos de Hiroshima após o ataque da bomba atômica e algumas peças de porcelana e de alvenaria que foram afetadas pela bomba além de um vídeo documentando o antes e o depois do ataque.

Isso é um resto de alguma coisa. Talvez uma Xícara caída na terra depois da explosão, tendo formado esse material assustador... Mais assustador que isso, só o vídeo mesmo...

Saindo da Exposição sobre Einstein, subi algus degraus e cheguei na continuação da exposição sobre a História de Berna. Eu ainda não falei, mas antes da exposição do Einstein, tinha alguns fatos sobre as famílias reais que detinham o poder de muitas terras na Europa, fudaram os Feudos, que depois viraram cidades e começaram a formar os Estados... Nessa continuação, conta sobre os grandes acontecimentos na vida de Berna e da suíça nos Séculos XIX, XX e XXI.

Coisas como a fundação de empresas, a situação da Suíça na Segunda Guerra mundial, o período dos Hippies, até chegar nos anos 80 e 90, contando sobre avanços na tecnologia. Tudo muito bem documentado. Inclusive haviam algumas curiosidades como a participação do quinteto Suíço no filme Titanic, a Criação do Carro Smart e etc...

Depois de tudo isso, voltei ao Hall do Museu e entrei nas outras três exposições. Uma delas sobre a cultura milenar oriental, principalmente da região do Tibet, com muitas peças de lá.
Em uma outra parte, havia uma exposição da Cultura indígena da América do Sul, com as vestimentas utilizadas por Pajés, as armas indígenas e muito sobre a história.

Uma outra parte, haviam os Tesouros de Berna e suas peças de Prata e Ouro, que pertenciam à Coroa. Reprodução de salões imperiais e também um pouco da história da Revolução Francesa e uma maquete da Bastilha!

Ainda nesse Salão em uma outra parte, haviam algumas esculturas (bem danificadas). Boa parte das explicações estavam e Alemão, mas eu imagino que sejam da própria Suíça. Haviam algumas esculturas da Idade média também. Bastantes novidades! Fico até pensando se eu não deveria ter visitado alguns museus em Praga, Budapest, Vienna... Mas, mais uma vez chego naquela conclusão. Não posso abraçar tudo nesse mundo de uma vez só!

Escolhi a maquete da Bastilha para colocar aqui. Mais pra frente, depois que eu temrinar minha viagem e começar a separar as fotos direitinho, eu conto um pouco mais sobre esse museu!

Para finalizar o Museu de Berna, nada mais justo do que a maquete de Berna nos idos de 1800.

Saindo desse museu, fui ao Museu da Comunicação. Mas como eu não tinha 1 Franco Suíço sequer não pude comprar a entrada... Resolvi não entrar... até porque já estava um pouco cansado de tanto ler informações de plaquinhas em museus... (Aliás, nem tinha visto a cor da moeda daqui... Pude usar o Cartão de Crédito, mas raras vezes o meu VTM, não sei porque, talvez falha no sistema, porque a moça do caixa do supermercado e a moça do hostel não entenderam porque não funcionou). Algumas situações pude pagar em Euro também... então...

De lá, atravessei a ponte grande a Kirchenfeldbrücke e fui em direção a uma região da cidade chamada Lorraine. Nada de especial por lá. Além da vista do rio e algumas pessoas passeando de barquinho inflável no rio. Voltei para a Bundesplatz e fui em direção a um parque por aqui, que é quase a praia do pessoal aqui, a Marzillibad. Todo mundo de roupa de banho, tomando um sol na grama, nadando no Arau, passeando de barquinho. Parecia muito divertido e até deu vontade de entrar na água... Mas... tava bem gelada! Desisti e voltei para o hostel... Estava com um pouco de fome e lembrei que ainda não tinha feito minha degustação de Chocolates!

A Marzilibad. Sob um calorzinho bão em pleno domindo, nada mais justo que tomar um banho de sol... E não adianta ampliar a foto para procurar gente fazendo topless. Não parece ser comum aqui, salvo raras exceções.

O Arsenal! Hahaha!

Peguei minha sacolinha da felicidade e comecei a abrir todos os chocolates que eu comprei. Não vou dar muito detalhes, para vocês não me baterem depois, mas as marcas que comprei foram: Lindt, Cailler (que foi comprada pela Nestlé) e uma outra chamada Douceurs des Cimes. Na Áustria tinha comprado um biscoito Waffer com recheio de Gianduia bem tradicional de Vienna. Posso dizer que todos eles são muito bons e difícil é escolher um favorito. Não é como experimentar vodkas na Polônia ou cervejas na Alemanha. O sabor é tão parecido que fica difícil escolher o melhor sabor, mesmo!

Depois de tanto chocolate, comecei a escrever o texto do meu blog, para economizar tempo de internet, afinal aqui estou pagando até pelo acesso Wi-fi. Mas, quando fui postar isso tudo no Blog, descobri que a internet não estava funcionanto... Belo!

Fui jantar. Aqueci minha refeição espartana. Nunca me senti tão bem jantando um prato que se repete diariamente. Pena que aqui não posso fazer uma belíssima macarronada com o molho que eu quiser. Mesmo porque não seria possível comer tudo. Mas, estou muito bem servido com aquele macarrão com atum! Aliás, na minha mochila tem até um potinho com alho desidratado, para dar mais sabor na comida e dar aquele cheiro de comida bem feita... hahahaha! Isso me lembra que em Vienna deixei muita gente com água na boca! hahaha! Sério. Todo mundo que passava pela cozinha, falava bem do cheiro da minha comida e ia dar uma olhadinha no fogão! (era um Tortellinni à Carbonara... Bacon, Ovo, Vinho branco, manteiga, alho). Bem elaborado para um mochileiro não hahahaha! Acho que foi um dos jantares mais caros que preparei... Com 7,00 EUR e ainda pude comer isso tudo bebendo vinho na Áustria! hehehe!

Depois de jantar, peguei minhas coisas e fui ver como fazia para chegar na estação de trem... Descobri que o Bonde Funicular só funciona depois das 6:15, ou seja, vou ter que subir a ladeira no pézão. Mas, descobri uma subida um pouco mais comprida, porém mais suave... acho melhor e tem uma escada até o centro velho e sai na frente da estação. Descobri que a estação de trem aqui de Berna é Gigantesca... a parte que eu desembarquei é o "Acesso rápido". Bem que eu estranhei que não haviam cabines para comprar tíquetes, apenas umas maquinas eletronicas de comprar bilhetes de transporte público... Fiquei totalmente impressionado com o tamanho da estação!!

Depois disso, já anoitecendo, resolvi subir numa praça aqui perto do Hostel e para variar fiquei maravilhado com a vista... Lá ao fundo, no horizonte, dava para ver umas montanhas!!! Que vista maravilhosa! Pena que umas núvens estavam cobrindo o topo das montanhas, mas a cor do anoitecer deixou as montanhas em tons de laranja. Isso me deixou mais impressionado ainda! Como a bateria da minha câmera tinha acabado, estava tirando fotos com uma camerazinha bem fraquinha... Mas, lembrei que a filmadora também tirava fotos! Com média qualidade, mas dá para registrar bem aquela paisagem!!!

Bom, Amanhã, pego um trem de manhãzinha com destino a Laussane, cidade nas margens do Lake Geneva, mas não vou pernoitar lá. Vou passar 7 horas lá e fazer uma conexão até Milão, a única cidade Italiana do Meu roteiro... Nem vou para Serravalle para não cair na tentação de gastar dinheiro lá... hahahaha! Imagina a Outlet da Armani, Gabbana, Zegna, Calvin Klein, Diesel, Hugo Boss, Cartier tudo junto... Barato não é e eu sei disso, mas...  Vai saber.

Bom pessoal é isso aí. Berna é mais uma cidade que eu me apaixonei completamente!
Um abraço a Todos!

    Um comentário:

    1. Gatooooo! Quero chocolate também! por consideração vou até o Aeroporto te buscar... hahaha! Amei Berna Também!!!

      Quando eu tiver tempo e dinheiro, vou fazer esse roteiro todinho de novo! Sorte minha de conseguir dormir só 4 horas por dia não? hahaha! E como tá a muierada por aí? Saiu do Leste Europeu acabaram as Tchecas né?

      Hahahaha!
      Mil bjos no coração, Lok's! Você devia ir para Toledo... hunf...
      Mas tudo bem! Espero que você continue bem nessa viagem! quero você vivo para me contar mais coisas!

      ResponderExcluir