segunda-feira, 26 de julho de 2010

Paris, Dia 2

  • País: França
  • Cidade: Paris
  • O melhor do dia: O Louvre! simplesmente o Louvre!
  • Originalmente criado em 24.07.2010

Olá, pessoal. Vamos falar do meu segundo dia em Paris!

O Metrô. Eu juro! ele tinha rodas de borracha também! e sabe uma coisa que eu me toquei? Não é que o sistema de transporte da Europa é magnífico... São Paulo é que tem gente demais! ahahahaha!

Essa cidade é simplesmente fantástica e hoje eu caí nas tentações de Paris: Fiz umas compras... Estavam programadas na verdade. Alguns perfumes e coisas para Comer... mas não foi muito baratíssimo... (Pelo menos bem mais barato que no Brasil).
O que eu posso dizer é que essa cidade é um sorvedouro de dinheiro. Meu Deus! como tudo é caro aqui! Mas, com um pouco de paciência é possível encontrar bons preços. Comendo coisas no mercado, pude economizar um bom dinheiro com comida. Basicamente 10 Euros para almoço e jantar por dia...

Hoje, fui fazer minha visitinha no Louvre também. Ele é IMENSO!!!! Muito grande MESMO! É impossível ver tudo o que o Louvre te oferece em um único dia... Tem milhares de pinturas e esculturas de toda parte do mundo, além de é claro todo o tipo de obras de arte e outros tesouros.

Bom, o meu dia começou fazendo compras de comida... hehehe! Comprei meu macarrão de cada dia, e as iguarias para o molho... Ai ai... Paris é simplesmente maravilhosa para cozinhar... se eu coseguisse comer tudo o que tem por aqui em 3 dias eu ficaria muito feliz! Tem todos os ingredientes de qualidade. Enlatados aos montes... hehehehe! Mas principalmente castanhas, cereais e Baunilha. O Macarrão ficou simplesmente maravilhoso hoje, com todos os condimentos que eu pudia usar (E que tinha aqui no hostel) com molhos de tomate simplesmente ótimos... Sem falar nos docinhos que tem nos supermercados por aqui... hehehehe!
Também comprei ainda uma caixinha de sabão em pó (OMO) que tem um perfume ótimo, porque aqui tem uma maquina de lavar que eu posso usar o quanto quiser! Graças a Deus! Afinal, qualquer serviço de lavanderia é pelo menos 5,00 EUR por lavagem... (As camisetas como são Dry Fit não to precisando pagar para lavar... deixo de molho na pia enquanto tomo banho e depois do banho, só esfrego, torço e ponho pra secar... simples assim!

Depois disso, deixei as coisas na caixa de entrada do Apartamento aqui. Aliás, estamos vivendo tal como vive um parisiense! Esse hostel, tem um apartamento com 6 camas no lugar da sala e é montado em um apartamento num bairro chamado Montparnasse, tem Banheiro, Cozinha e uma sacada e ninguém fica vigiando o que você faz ou deixa de fazer... Não tem clima de hostel. Um apartamento no Montparnasse, simples assim! O bairro aqui é bem legal, diga-se de passagem.

Depois de deixar as coisas no Ape, era hora de ir passear. Primeira parada: Champs-Elysées. Ali verifiquei a Marianaud e a Sephora, duas perfumarias grandes aqui. PAssei pela FNAC também. A Sephora estava um absurdo de caro e a Marianaud além de ter um preço melhor, tinha uma melhor taxa no Tax-free. Com isso, pude comprar 3 perfumes pelo preço de 2, mas se eu comprasse só 2 eu não teria direito ao Tax-free porque tinha um mínimo de compra. Depois da Champs, fui até o Louvre, de metro, é claro. Até a estação tem a cara do Louvre!

Essa e a tal da Sephora... A Loja era Imensa e tinha todos os perfumes possíveis e Imagináveis! Toda linha de cosméticos do mundo também... E tudo coisa de primeira... Lancôme, Clinique, Chanel, Rimmel...

O Louvre é lindo e maravilhoso, com suas milhões de coisas para se ver e se deliciar com a história. Tem realmente de tudo lá, mas achei um pouco bagunçado no começo... existem muitas salas e às vezes a gente acaba perdendo a sequencia das coisas e o mapa não ajuda muito. Estava tudo em Francês, como era de se esperar, então tive que me contentar com ver as coisas e me situar com as palavras chave. Tentei começar do começo, na ala principal: Sully. Acho que foi uma má idéia... afinal, era bem uma bifuração (Ele tem forma de U quadrado). Eu deveria ter começado por uma das "pernas" do museu.

Pronto para entrar no Louvre!!!
A Pirâmide de ponta cabeça que tem dentro do Hall...
E a pirâmide que fica do Lado de fora, vista por dentro...
Estranho... muito estranho...

Enfim... A primeira coisa que vi foi a história do Louvre, o Louvre Medieval e algumas coisas de Arte Grega antiga.
Depois passei para a Galeria do Antigo Egito... Havia coisa pra caramba lá. Se eu fosse fotografar com tantos detalhes como eu fiz no Deutsches Museum, eu passaria o resto da minha viagem fazendo isso. Para falar a verdade, chega a cansar de ver coisas nesse Museu, de tanto que algumas peças se repetem. Por exemplo... existem trocentos sarcófagos lá... Do Capitão Caverna, do Mum há, de Thundera... Trocentos fragmentos de hieroglifos... Acho que eles levam o sítio arqueológico inteiro pra lá. Enfim... Existem ainda Galerias de Arte Oriental, Arte Grega, Mesopotâmica, bem coisas do "Antes de Cristo".

Esse é o Louvre Medieval! Uma maquete, é claro... hauhauahua!

E nessa parede está um pedaço do prédio medieval! Uma coisa eu posso dizer... esses castelos medievais não caem porque a parede é uma lapada de pedra!!!! Acho que nem Bazuca atravesa.
Uma esfinge... Aqui eu percebi o quanto esse pessoal oriental é meio Xarope... O que tinha de Chines ou sei lá de que país era aquelas pessoas... Ficavam imitando a posição da Esfinge... nem preciso dizer que a cara que elas faziam eram impagáveis!
Eu to falando que tinha um monte de cada coisa, não to? Esse é um exemplo...
E um dos trocentos Sarcófagos, também.

Continuei minha andança pelo Lou... Mas dessa vez atrás de Almoço... isso tudo porque o idiota aqui esqueceu de comprar alguma coisa para eu levar para o Museu e comer em algum lugar... Enfim... Só sei que... foi caro. Pelo menos escolhi um prato bem Francês. (E graça a Deus não veio só aquela sujeirinha no meio do prato)... Não era degustação! hehehe! Quiche Lorraine com uma Carrafe de Vinho Rosé. (Meio litro de vinhoooo!!!!) e era volumetricamente mais barato que o refrigerante. Nem preciso continuar a história né... O Quiche estava delicioso e fiquei horas na sacada do Louvre tomando aquele vinho pacientemente.
Lá fui eu saindo do restaurante bem mais alegre! hahahaha! Pelo menos eu fiquei mais empolgado com as coisas que eu tava vendo e nem liguei mais por ver 150 mil sarcófagos só do Egito.

Essa era a vista do lugar que eu almocei meu Quiche com vinho...

Escuturas! enquadramento 10! isso foi depois do almoço!
Fazendo uma careta! hahahaha! Adorei essa! huhauahuahuahua!

Tinha uma parte do Museu que me irritou profundamente... Eram reproduções das salas e aposentos dos imperadores... Bom, vejam com seus próprios olhos...

O Luxo era um exageiro... Sério... Tudo era dourado... e imagino que era ouro de verdade.. pelo menos na época...
Viu?

Percorri pelo menos a maior parte das peças de sítios arqueológicos e esculturas. Claro que não deu para ver absolutamente tudo e de pronto entender tudo aquilo. Era muita informação para uma pessoa completamente desprevinida e que está viajando há um mês vendo tantas coisas novas de uma vez. (Comprei o Guia do Louvre para entender tudo o que vi... afinal já estava ficando até constrangido! hahaha! O bom é que o Guia tá em Purrrtugueix).

E a Gioconda? O quadro tem toda sua história e genialidade por trás! Não é por menos que ganhou uma sala com o seu nome... Mas sabe de uma coisa? Foi tão estranho entrar na sala e ver um quadrinho de uns 50cm x 80cm... hahahaha! Mas, tamanho não é documento... Esse quadro não tem dinheiro que pague! E a sala que fica a Gioconda, estava lotadassaaaa!

A Gioconda! Tal como ela está exposta no Lou!

Andei pelas galeria de pinturas italianas, francesas, alemãs... Renascentistas, impressionistas. Haviam telas Gigantes! E muitas religiosas! (Uma delas acho que tinha uns 4m de altura por 6m de largura...) era realmente absurdo!

Compare com o Tamanho do carinha de pé do lado do Quadro!!! E tinha um monte desses quadros gigantes!

Terceiro andar: Mais pinturas! mais pinturas, mais pinturas!!! Todas maravilhosas! Muitas famosíssimas!!! Depois de chegar no terceira andar... eu já estava morto. minhas pernas estavam doendo e eu estava muito cansado! Talvez seja cansaço acumulado nessa viagem toda... pensa... Uma pessoa andando em média 5 horas por dia... mais ou menos 4km por hora... até agora andei 600km... hehehe! Saí do Louvre, peguei um metrô e cheguei no hostel. Aproveitei para comprar mais umas coisinhas no mercado aqui. Bom, encontrei Baunilha natural! inclusive um aromatizante feito a partir de baunilha natural! Perfeito! hehehehe!

Voltei pro hostel, dei um tapa no visual, reforcei o perfume e fui em direção à Rue Bonaparte 72. Quase morri de emoção quando vi o que eu vi... havia um fila dobrando a esquina! (A porta ficava a 3m da esquina... hahahahaha!)... Encontrei A Patisserie do Pierre Hermé e todos aqueles Macarons e docinhos! São Caros, mas uma Delícia! Não vou ficar fazendo inveja aqui pro pessoal lá de casa, então não dou muitos detalhes. (Eles tinha 10 sabores hoje!) e eu tive muita sorte de ter ido hoje lá. Amanhã a loja vai fechar para reforma e eu teria que ir em outra, um tanto mais longe. Tinha perdido o endereço de lá, então entrei numa livraria e procurei o mesmo livro que eu vi o endereço... hahahaha! simples assim! A moça da Patisserie ainda foi muito legal comigo e me deu um Extra Macaron, de chocolate! hehehehe!

Essa lojinha aí... ai ai...
Olha... foi emocionante encontrar essa loja!
E olha essa torre de Macarons!!!
E os Macarons prontos para serem vendidos! Queria ter comido cada um dos 10 sabores! Mas tinha uns bizarros, como Azeite com baunilha e um de pétalas de rosas! hehehehe!

Bom, hoje foi um dia completamente fora do comum... todas essas compras em Paris... foi de doer no coração. Mas sei que valeu a pena. Depois desse delicioso passeio pela Lojinha do Pierre, voltei para o hostel, preparei meu jantar e fui para a Gare du Nord ver a passagem para Londres, mas já tinha fechado... Então... voltei para o hostel. O metro aqui é bem feio em comparação ao de SP... e mais devagar também.

Jantei, tomei um belíssimo banho e estou escrevedo no Notepad...

Bom pessoal, é isso. Paris dia 2. Amanhã é a Chegada do Tour de France aqui em Paris, mas acho que nem vou poder acompanhar direito, afinal eu queimaria um dia inteiro por isso. Vou tentar fazer uma foto, mesmo que de longe só para registrar o momento!

Abraços a Todos! se cuidem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário