- País: Suíça
- Cidade: Berna
- O melhor do dia: Queria que o mundo todo fosse Berna.
Olá pessoal, tudo bem?
(As fotos vão ficar pela metade... A internet aqui é limitada em 30 mins)
Estou aqui em Berna depois de uma longa viagem de 50 minutos em um trem de dois andares! Pois é. Alguns vagões dos trens da suíça tem 2 andares! Claro que eu fui no andar de cima e pasmem, tinha até uns brinquedos para criança, tipo um playground! Eu fiquei impressionado!
O trem de 2 andares!
Paisagem!
Esse é o refeitório do Hostel!!
Bom, como a viagem era curta, tentei não dormir no trem, mesmo depois de um sono bem perturbado. Pois é... o Hostel de Zurique não era aquela maravilha... Era limpo, organizado, mas em questão de barulho... era péssimo. E pior, tinha um pessoal meio folgado no quarto e ficaram fazendo bastante barulho. Além de alguns outros idiotas Francófonos que ficavam gritando no meio do corredor... Ugh! Falando sério, quase virei um balde d'água dentro da mochila deles... Mas, vai se saber se em algum outro lugar a gente não se encontra de novo. Enfim. A única coisa que eu sei é que foi difícil dormir. Uma hora, era o barulho do lado de fora, outra hora era o pessoal batendo na porta do quarto que eu estava procurando um babaca lá, outra hora era o babaca gritando no corredor. Claro que vou reclamar disso na avaliação do hostel depois... Não tive coragem de falar um monte para a Hostel Staff porque ela era muito legal.
Enfim. Saí do Hostel mais ou menos 8:30. e cheguei na estação de trem rapidinho, lá pelas 8:45. Fui procurar o trem para Berna e por sorte tinha um que saía às 9:00. Era para eu ter pego o das 10:00, mas resolvi ir embora mais cedo e tinha trem para isso!
Como eu disse, o trem tinha 2 andares e eu fui no de cima, claro. Não tava tão bem conservado quanto o Railjet da ÖBB, mas convenhamos, o trem que eu peguei em Zurique foi fabricado em 1990. Não fiz muitas fotos das paisagens, porque não tinha muito o que registrar de diferente. (E depois das paisagens do Tirol? Acho que só mesmo os Fiordes da Noruega para competir)
Cheguei em Berna e claro, fiquei completamente “perdido”. Saí da estação, com o Guia na mão, que inclusive me deixou muito puto, porque aqueles jumentos que fizeram o guia, apagaram os nomes das ruas dos arredores da Estação... Ou seja, qualquer referencial que você precise, você não consegue muito fácil... enfim... Lá vou eu andando pelas Ruas de Berna, quando um senhor e uma senhora (De seus 45 anos) me perguntaram se eu precisava de ajuda. Disse o nome da Rua e ele me disse que direção eu deveria tomar. Simples assim. Agradeço muito até agora a ajuda deles, afinal eu estava indo pelo lado errado. Na verdade, ainda tive ajuda de uma pessoa que foi muito logal comigo no Facebook: Anna-Katarina! Ela me disse muitas coisas que eu deveria ver tanto em Zurique quanto em Berna!
Fui andando até chegar no Parlamento, como aquele senhor me disse. Entrei no parque e peguei o Bondinho, afinal a ladeira é bem forte. Com certeza vou pegar esse bondinho de novo quando eu for embora! Ele parece até um carrinho de brinquedo!
Bondinho com cara de brinquedo... É um daqueles bondinhos Funiculares! Tem um desses em Campos do Jordão, se não me engano!
Eles levam a sério esse negócio de manter as lembranças, não?
Saindo do Bonde, estava já do lado do hostel. Só precisei seguir as plaquinhas, mesmo!
O Hostel fica em um lugar muito bonito, na parte baixa da cidade a uns 200m do Rio que passa por Berna, que diga-se de passagem, é muito bonito também! Esse pedaço da cidade é bem arborizado e hoje, o dia estava bem nublado, com uma garoa fina em alguns momentos. Para falar a verdade era tudo o que eu mais queria! Poder andar nas ruas sem transpirar feito um condenado!
Aliás, o Hostel aqui é bem bonito! Mas, os quartos nem tanto. Parece que você está dormindo num armário... isso é muito estranho!
Só sei que, peguei meu mapa, algumas dicas de lugares dei uma lida no Lonely Planet e lá fui eu andando pelas ruas. Marquei os lugares mais interessantes no mapa, tracei a melhor rota e fui. Passei por pelo menos 40 pontos interessantes aqui, muitas delas com ajuda da Anna. A cidade é toda diferente do que eu já tinha visto por aqui e o rio deixa a cidade especialmente elegante. É cheia de ruas estreitas, mas os carros e os pedestres convivem muito bem! A arquitetura é toda antiga, mas os detalhes das decorações fazem toda a diferença!
Bom, comecei meu passeio pelos lugares mais perto do Hostel, afinal eu teria que subir a ladeirinha para chegar no centro da cidade... Fui dar uma olhada na vista do rio por aqui e para isso fui até uma pontezinha, a Dalmazibrücke.
O Rio Aare.
Paguei Vintão nessa camiseta na Polônia. É a de treino da Seleção, mas tá valendo!
Depois, peguei o caminho da ladeira, pela Bundesrain até chegar numa Igreja chamada Dreifaltigkeitskirche, ou simplificando, Igreja da Santíssima Trindade. Depois, fui em direção ao Parlamento e a Bundesplatz, onde está também o Banco Nacional Suíço. Hoje estava tendo uma feira da Bundesplatz até a Weisenhausplatz. Isso deve dar uns 500m... uma feirinha grande até e uma coisa que eu percebi, como tem gente tocando instrumentos musicais nas calçadas em busca de algum trocado. Um pouco diferente do Brasil, é claro, as pessoas por aqui tocam música Clássica em Acordeão, Cello, Flauta, Violino e sempre estão bem vestidos... Mas é claro que eu tinha que encontrar um ser bastante peculiar no meio desses artistas de rua...
Um dos artistas de Rua... Chuta qual era a nacionalidade do CABOCLO.
A Bundesplatz.
O Banco Nacional da Suíça!
E o Parlamento!
Uma das N fontes de Berna! Depois eu separo certinho qual é qual!
Outra coisa que eu percebi por aqui... Como tem fontes nessa cidade. Tem fonte para tudo o que se pode imaginar... Só não encontrei a da Juventude, mas tem pelo menos 12 fontes. Haja água para tudo isso não?
Bom, falando das fontes, passei por duas que não tinham nome no mapa, entre a Bundesplatz e a Weisenhaussplatz. Depois, dobrei a rua e encontrei a Pfeiferbrunnen ou Piper's Fountain ou fonte dos encanamentos??? hahahaha! Okay... Chegei na Heiliggeistkirche ou Igreja do Espírito Santo.
A Heiliggeistkirche!
E a Igreja Fracesa!
O Armazém.
Depois, passei por outra fonte: a Ryfflibrunnen ou fonte do Ryffli e finalmente cheguei na Weisenhausplatz, depois de dar uma volta bem grande pelo “quarteirão”. Dei meia volta e continuei a andar na rua que eu estava e cheguei na Igreja Fancesa e no Armazém, onde é claro tinha outra fonte. A Kindlifresserbrunnen ou Ogre Fountain (Fonte Ogra??? hahaha!). Fui pela Rathausgasse ver você sabe o que, né? A Rathaus! (Ou Prefeitura). Ao lado da prefeitura, tinha mais uma igreja, a Igreja de São Pedro e São Paulo. Em frente, bom, tinha outra fonte, a Vennerbrunnen ou Fonte da Insígnia e alguns metros a frente uma fonte que eu não entendi... A Lenbrunnen ou fonte do Len. E alguns metros a frente, encontrei a Casa do Santo Antônio. Também não entendi muito bem o lugar. Mas enfim...
A Rathaus!
E Mais uma vista do rio Aare. Aqui era perto dos Ursos já!
Fui caminhando em direção a Untertorbrücke, que cruzava o mesmo rio que tem perto do Hostel. Ali tinham coisas interessantes para se ver... Uma fonte e uma Igreja... hahahaha! A Läuferbrunnen (Que eu não encontrei... deve estar coberta por tapumes e em reforma, como muitas coisas por aqui também) e a Igreja Nydegg.
Peguei mais uma subidinha de leve para ir até a Nydeggbrücke, que tinha uam vista maravilhosa do rio e a vista e andando pela ponte eu encontrei um Urso de verdade, na Bear Pits é claro. Sim. Ursos são os animais símbolo de Berna e eles tem na margem do rio, perto da Nydeggsbrücke um viveiro com 2 Ursos marrons adultos e 2 ursinhos marrons filhotes!
O Ursão!
E a "Casinha" deles.
Depois de passar um tempo me divertindo em assistir os Ursinhos brincando e finalmente acreditando que esse bicho existe, caminhei mais um pouco pela Gerechtigkeits gasse e pela Kram Gasse... Bom, ali tinham algumas... fontes! Primeiro a Gerechtigkeitsbrunnen ou Fonte da Justiça. Mais a frente, uma sem nome... depois a Simonsbrunnen ou fonte Samson e agora uma coisa diferente mesmo... A casa daquele cientista maluco que morou em Berna em 1902... Albert Einstein! Êta malacabado! Lá fui eu entrando na casinha dele, né... Bom, lá tinham alguns brasileiros mas eu preferi ficar bem quieto no meu canto... hahahaha!
Antes: Claudio, esse carro existe!!! E não é só Brasileiro que tira emblema de carro não. Aqui na Europa a maioria do pessoal tira. Não sei porque... mas tira.
Mas o "R" o cara deixou... Sério, esse carro ligando parece uma S10 V6 ligando...
Pronto, gente. o Ape do Einstein! Duvido que era sempre arrumado assim, mas tudo bem tá valendo.
Saindo do Apê do Einstein, dou de cara com uma... fonte. A Zähringerbrunnen Ou fonte Zähringen. Mais a frente, estava a Torre do Relógio! Pronto alguma coisa que não era Igreja ou fonte! Hahaha! Parecia o relógio astronômico de Praga e também funcionava direitinho.
A torre com relógio astronômico. Eu realmente preciso saber como funciona esse relógio. Sei que um dos ponteiros é a posição do Sol e o outro da Lua... e esse circulo no meio gira, mostrando em que posição está os "signos"..
Mudei o caminho e fui parar na Biblioteca Municipal e Universitária e mais em frente a Casinoplatz. De lá, virei para a Münsterplatz, onde tinha uma Igreja e naquele momento estava acontecendo um casamento, ou seja, não deu para entrar...
A Igreja Münster!
Detalhe da Entrada!!! Detaaaalheeee!!!!
De lá, peguei o caminho de volta para o Hostel, comi umas tranqueiras a mais, para completar o almoço e comprei meu jantar também, que eu vou ter que me virar para preparar, porque aqui nesse hostel mercenário não tem Cozinha, mas eles servem refeições... Tem um microondas, acho que posso esquentar o macarrão ali e misturar o atum depois... aí eu conto como ficou... hahahaha!
Para quem estiver se perguntando como estou comendo... Bom é isso aí... meio quilo de macarrão com recheio (esse sim é cappeletti) com uma lata de atum por cima. bastante comida vai! Tá com um aspecto de que eu estou num campo de concentração, mas é que como nesse hostel não tem cozinha disponível, tive que preparar no microondas. E como não tenho um recipiente para colocar no microondas, tive que fazer na embalagem mesmo... e colocar esse folder embaixo para eu não queimar as mãos!
O Aspecto bizarro dos quartos... essas portas menores são armários mesmo... as maiores a porta do quarto... Não parece que você está dormindo em um armário?
Loja de Chocolaaaateeeeee! hahahaha!
Amanhã, vou visitar alguns museus! Tenho três opções: O Museu do Rifle, O museu da Comunicação ou o Museu histórico de Berna – Museu Einstein. Acho que os três são igualmente interessantes, mas vai se saber se vai dar tempo de ver tudo... então... melhor eu escolher entre 2 no máximo!
A propósito, porque hostel mercenário...
1: eles cobram pelo jantar e não dispõe de uma cozinha para os hóspedes...
2: Eles cobram pelo uso dos jogos deles...
3: eles cobram até pela internet Wi-fi.
4: uma coca cola custa 3,00 CHF e eu comprei no mercado por 1,1 CHF.
Quero nem saber... vou preparar meu macarrone no microondas mesmo... só espero que eles não cobrem pelo uso do prato também, né?
Aliás, brasileiros, pretem muita atenção: Aquele macarrão que a gente chama de Capelletti é na verdade o Tortelinni. Capelletti é a Meia lua, que às vezes a gente chama de Raviolli também. Raviolli, é aquele quadradinho que parece pastel, só. Ou seja, para o jantar de hoje, tenho Tortelinni Queso e Prosciuto... ou Schinken und Käse... ou Presuntiquejo, que vou misturar com Atum! Hehehe!
Bom, é isso pessoal! Um abraço a todos!
Nenhum comentário:
Postar um comentário