sábado, 10 de julho de 2010

Budapest, Dia 1.

  • País: Hungria
  • Cidade: Budapest
  • O melhor do dia: Buda tonifica e desidrata.... (Escadas aos montes e 35,3 graus!)
Bom pessoal. Estou aqui de novo, com novas notícias.
Cheguei hoje de manhã em Budapest, às 8:50 da manhã, depois de ter pego mais um trem noturno. A viagem foi tranquila e cheguei relativamente bem descansado. Acho que estou acostumando a dormir com o balanço. (Mas claro que de vez em quando eu acordo com as brecadas do trem. Eu uma delas, achei que minha mala fosse cair do bagageiro...). O compartimento era bem melhor só duas pessoas, então eu tinha espaço para sentar na cama sem bater a cabeça no teto. Claro que mais uma vez, fiquei na de cima... mas tudo bem também... Em baixo estava um tiozinho, que mora na República Tcheca e estava indo para Budapest em uma Viagem de Bate e volta. Como ele conhecia bem Budapest, ele me indicou lugares muito legais para ir. E de fato eram!
O caminho.

Mó medão... os trens passam muito perto um do outro... e quando é um trem mais rápido, balança horrores!

Cheguei na estação e de cara percebi como tudo era diferente por aqui. Tudo é menos moderno, mas funciona bem.
Existem várias estações de Trem aqui em Budapest (na verdade em Pest), mas a maioria dos trens internacionais chegam e partem dessa estação: Keleti Train Station.

(Bom, a internet por aqui é bem devagar também).

Primeira coisa, foi procurar uma casa de câmbio para vender minhas Coroas Tchecas e pegar Húngaras mais jovens... Quer dizer, Forints Húngaros. Certo. Feito isso, fui comprar um tíquete para o ônibus: Nada moderno por sinal. era simplesmente uma tira de papel timbrado com um número de série... Peguei o ônibus e desci até a parada que eu deveria descer. De lá fui atrás do Hostel... Mas é claro que no mapa tudo parece bem mais perto... mas enfim. Pelo menos o Hostel é situado em um lugar muito bom, perto de tudo o que tem para eu ver por aqui.

O hostel fica numa rua assim.

Cheguei no Hostel, fui muito bem recebido e fui apresentado ao meu quarto. Muito aconchegante por sinal, com apenas 4 camas e dessa vez, não precisei subir nenhuma escada! Me senti tão bem! hahaha!
Deixei a mala, fiz o "Check in", já que eu só vou pagar na saída. Consegui lavar decentemente todas as minhas roupas aqui, já que até o momento estava lavando elas (delicadamente) na pia dos hostels. (Em Cracóvia ainda pude lavar na máquina também). Tomei um banho também, já que no trem não tem como tomar um banho... e saí, para minha longa jornada por Budapest.
Budapest, para que não sabe, é dividida em duas partes, pelo Rio Danúbio: Buda e Pest (Isso não é brincadeira). Buda tem o terreno bem mais acidentado que Pest. Aproveitei o pique e fui visitar Buda, primeiro, lá pelas 11 horas. Atravessei  a Szabadság híd (Uma das três pontes mais famosas de Budapest).
 Essa é a ponte Szabadság.

E cheguei no pé do Parque Jubileumi. Criei coragem e fui. Pra quê? A coisa que eu mais fiz foi subir escadas hoje. E o céu estava lindo, quase sem núvens no céu... (Ou seja, um sol de rachaaar). Deu tudo certo... (Tá... tava tão quente que no meio do caminho comecei a sentir cheiro de sangue... e vinha do meu nariz... mas foi só um pouco) estava com meu hidratador na mochila, então, desidratado é que eu não ia ficar...
Mais um detalhe da ponte.
Essa é uma amostra do morrinho que eu tive que subir... parece pouco? olha o caminhão como ficou pequeno...
Juro... parei para pegar um vento delicioso na ponte!
Hora de subir! vamos?

Beleza... Lá fui eu subindo as ruelas do Jubileumi Park. Recompensado pela vista maravilhosa, depois de uma subida pra lá de cansativa e quase 1 litro de água, comprei outra garrafa de água lá em cima. Essa é a vista que vc tem quando chega lá:
Agora dá para ver o quanto era alto, não?
Olha eu aí de novo! já emagreci uns 2kg só nessa subida, não acham?
O próximo destino: O castelo!

vi todos os pontos principais de Pest do alto, depois dirigi-me ao Morro do Castelo. Para variar, mais um lugar maravilhoso de se ver. Andando pelos domínios do Castelo, encontrei um lugar bastante agradável para almoçar. por 1200 Forints (4,50 EUR) fiz uma boa refeição, com bebida inclusa. (Até que não tá caro, para um lugar cheio de Turistas, né? Ao contrário de Berlin, que não saia por menos de 10,00 EUR nos pontos turísticos. Acho que vou ter que viver se Sol na França e na Suíça...)
Esse post é meio que um narcisismo, né? Esse é o lugar onde almocei.

Depois de almoçar, continuei andando... Encontrei umas ruínas (deve ser herança da II Guerra mundial).
Logo em frente encontrei um lugar que dava para ver parte de Buda. Realmente o terreno é bem acidentado, uma parte da cidade bem feia, mas a outra parte é muito bonita!
Buda, vista dos domínios do castelo.
Ah, Claro! Parte dos trocentos prédios do Castelo!

Tudo com aquela cara de centenas de anos, cuidadosamente preservado. O próprio lugar que o Hostel está não tem menos de 100 anos (E tudo funciona muito bem!). Saindo desse "mirante" fui procurar a Matthias Church. É um lugar especialmente bonito. Não sou bom em classificar arquitetura, mas creio que seja no estilo Neo Gótico, acompanhando a construção que tem logo ao lado (Leia adiante).
Essa é a Matthias Church. (Cortei a torre porque não cabia na foto! hahaha).

As paredes são todas em Blocos de Pedra e o telhado todo de telhas coloridas! Ao lado dessa Igreja, está o Fishermen's Bastion. (Gansei uma visita guiada e ouvi que era Neo-Gótico construído em 1905).
Tinha que pagar para subir ali, então... mandei às favas! hahahaha!
 Essas torres aí compõe o Fisherman's Bastion.

Desse lugar pude ver bem o Parlamento, que fica em Pest.

 Mas na verdade essa foto foi tirada de frente da galeria nacional (A foto que fiz ali no Fisherman's não ficou muito boa. Tem uma torre cortando o parlamento...)

Dessa ponte eu ainda não falei. é a Erzsébet Hid. É a que tem o desenho mais limpo e elegante!

Andei mais um pouco por lá, encontrei uns outros prédios que não tinha nehum turista por perto. Havia uma vila ali nos domínios do Castelo, com residências e comércio. Inclusive um de artesanato húngaro. Passei direto! Tinha até um Hilton nesse lugar!!!

A descida pelo Fisherman's Bastion é ou não é bonita? Budapest é simplesmente isso tudo!

Comecei minha grande descida em direção à Széchenyi lánchíd (A ponte de correntes). Foi a primeira ponte que ligou Buda e Pest e foi inaugurada em 1849. Ela sobreviveu a danos causados durante à segunda guerra mundial e foi reformada em 1949.
É essa aí a Chain Bridge (Ponte de correntes)
Para quem ficou curioso, essa é a foto da ponte depois de danificada na II Guerra Mundial. Triste não!?
É realmente uma ponte bem bonita!

Atravessei a ponte, e lá fui eu para uma longa caminhada por Pest. Não tinha muita idéia sobre por onde andar em Pest. Peguei um mapa de uma dessas ofertas de tour em onibus aberto (Que custam verdadeiras facadas) e fui vendo os pontos de parada deles. Passei por um Teatro (Na verdade uma Casa de Ópera) e pela Praça Franz Liszt. Mais a frente, vi uma muntueira de gente comemorando alguma coisa, e em volta um monte de policiais. Resolvi não chegar perto, só por precaução. Afinal, não falo Húngaro, sou turista e quero voltar vivo. Então, comecei a minha caminhada de volta para o Hostel, parando para comprar mais uma garrafa de água (Somando 3 L de água só hoje)...

Agora a noite, saí para um jantar... O que comer no Jantar com 5 Euros? Que tal um restaurante com comida boa em um lugar aconchegante e ainda ganhar uma taça de vinho? Pois é... Fui lá! O macarrão é feito lá mesmo. Experimentei um Ravioli com recheio de Carne de Ganso!!

Levei a câmera pensando: Vai que tem alguma coisa legal para tirar foto... Acho que percebi o quanto Budapest é mais fotogênica a noite... Olha a Szabadság hid a noite!!!!!!!

Esse é p restautante que eu jantei hoje! ajeitadinho não?

Essa outra aí é a Erzébet hid a noite, com esses barcos no Danúbio... Ah, Budapest!!

Amanhã, pretendo visitar algum museu. E a noite, vou fotografar alguns lugares!!
Temperatura agora, bem de boa. 25 graus. (O hostel é interessantemente mais fresco que a rua).
Então, boa noite, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário