quarta-feira, 7 de julho de 2010

Cracovia, dia 1

  • País: Polônia
  • Cidade: Cracóvia
  • O melhor do dia: Baladinha Polonesa! Fantástica.
Olá, pessoal. Desculpem mais uma vez o atraso nos posts. Mas, em Cracóvia fiquei sem internet. Na verdade, agora estou em Praga, República Tcheca. Ainda não andei pela cidade, pois acabei de chegar em um Trem Noturno... (Aquele que me custou horrores).

Bom, agora vou começar a Falar de Cracóvia. Para variar, escrevi no Bloco de notas e copiei... hehehehe!

Estação de Trem de Cracóvia


"Bom, como vocês sabem ontem de manhã vim para Cracóvia, a antiga capital polonesa até meados de 1500. Não queria ser repetitivo, mas essa cidade é muito bonita. A arquitetura antiga foi preservada, como em muitas cidades pela Europa. O que eu posso dizer:

Bom, peguei meu trem para Cracóvia em Varsóvia às 10:40. Devido a um ligeiro atraso na plataforma, que era para eu ter embarcado na quatro, o trem foi para a Plataforma 2. Claro que o pessoal da estação avisou e isso foi bom. Só que eles só avisaram em polonês... Percebi esse problema em tempo, já que o trem que estava na plataforma, era para ter chegado às 10:18 e chegou às 10:25. Lá fui eu perguntar para o guardinha da plataforma... Peguei minha passagem (de um trem Inter-regio e não um City-Express, que era o que estava na plataforma) e apontei... huahauhauhua! O carinha disse: Peron sbleeers (fazendo um 2 com os dedos). Lá fui eu, subindo as escadas da estação com meu elefantinho de estimação... huahauahuahua! Tudo bem, cheguei no trem... Claro, já estava lotado. Não achei um lugarzinho por mais sem vergonha. (Culpa de um fulano que me cortou a frente, na maior delicadeza também - Ele sentou, eu não). Enfim. Sei que viajei, sem problemas, sentado em um dos corredores, ouvindo música, lendo um pouco mais sobre Cracóvia. Sinceramente, acho que viajei mais confortável, porque deu para esticar as pernas, encostar na Mochila e ficar numa posição mais agradável, além de me deliciar com meu café da manhã, baseado em umas batatas chips e água.
Chegamos na estação de Cracóvia. Bem antiga e com marcas da batalha do dia a dia. Peguei minha malinha e desci do trem, com o endreço do Hostel na mão. Fui atrás do Balcão de informações, mas estava Fechado... enfim, fui saindo da estação e encontrei outro balcão de informações. O carinha lá falava ingles, então foi fácil. O único problema, é que eu não sabia ao certo como chegar no Hostel e, claro, peguei o caminho mais longo. Tipo uma volta no quarteirão. Quando chego no hostel, a minha surpesa foi: Olhando para a minha  direita, eu vi a Estação de trem, a menos de 100m. óbvio que fiquei com AQUELA cara de pastel. Tudo bem, acontece. Fiz o Check-in, subi (4 andares dessa vez). Tomei um banho, peguei um mapa e me preparei para sair. Fui. Comecei a andar pelo Centro velho, por uns parques e comecei a me sentir na Era Medieval.
Sentiu o mesmo que eu? Esse é o Barbican. É uma espécie de torre de guarda, na época em que Cracóvia era protegida por Muros.


 A portinhola do Barbican... hehehe

Essa é um outro portal. Talvez seja mais um dos resquícios do muro qe protegia Cracóvia.

Uma das ruas do Centro Velho.

Manja o Mercadão da Cantareira??? Esse é o de Cracóvia, na Market Square.

Ao lado do "Mercadão", está a Igreja de St. Mary. Acabei por não entrar, porque haviam restrições para turistas.
Uma das vistas do mercadão daqui.

Todas as construções são enormes e o número de Igrejas aqui é absurdo. Dando uma olhada no mapa e vendo quantas cruzes ali exitem, dá para ter uma bela noção da coisa.
No meio do caminho, encontrei um grupo de criancinhas vestidas com roupas típicas polonesas. Acho que deveria estar tendo algum tipo de festival por aqui também.



Fui andando, andando, até que cheguei no Castelo de Wawel. Realmente impressionante. PENA que o número de bilhetes para entrar lá é limitadíssimo. Sem o ingresso, só pude passear pelo lado de fora do castelo. Bom, é um castelo um pouco diferente do que a gente via nos desenhos animados, mas o tamanho da construção assusta. A Rampa de acesso era tão grande, que imagino eu, que naqueles tempos era impossível invadir esse castelo.

A caminho do castelo...
Não lembro ao certo o que era isso. Mas talvez seja mais um dos Colégios Religiosos.

Ainda a Caminho do Castelo. essa praça é impressionante. Ela Circula o Centro velho inteiro.

Já era hora de chegar nesse castelo!!!

Só para ampliar a sensação de estar na Idade Média.
A Rampa que dava acesso ao Castelo... Imagina tentar indavir isso..
O Papa João Paulo II!
A Catedral que fica no Complexo do Castelo.
Não podia tirar fotos lá dentro... Mas, ninguém disse de tirar fotos de dentro do lado de fora.
Olha eu aí na Catedral... Essa andança toda ajuda a emagrecer! hahahaha!
Mais uma vista bonita da Catedral.
O rio, que fica ao lado do Castelo.




Depois de sair do Wawel, continuei passeando pelo centro velho. Voltei para o Hostel, descansei os pés e fui atrás de uma passagem para Praga. Meu Eurail pass não cobre a Polônia, então, tive que gastar um pouco com trem por aqui. O trem de Varsóvia a Cracóvia foi Barato. 40,00 PLN (10,00 EUR), já o trem para Praga... Ai... 300 PLN (75,00 EUR) Poderia pegar um avião? Não. muito mais caro e eu ainda teria que agendar mais um dia num Hostel.

Na volta, parei para tirar mais uma foto dessa Igreja.

Até chegar no Hostel de novo.


Depois dessa facada na Estação de Trem, fui comprar coisas para o Meu jantar. Fui até o Carrefour, que tem numa "Galeria" aqui na frente do Hostel. Comprei meu Suco de Maçã de 2L, um macarrão a base de ovos, umas salsichas e um molho.
Lá fui eu, feliz e contente, indo preparar meu jantar. Eis que a Moça do Hostel disse: Não! você não precisa fazer seu jantar. Estamos preparando uns Hotdogs para vocês, de graça! (Meus olhos brilharam... hahahaha!).
Subi minhas coisas, deixei as salsichas na geladeira e comecei a me preparar para a Nightlife de Cracóvia. Comprei um passe para a "Degustação" de Vodkas Polonesas, bem como uma Balada depois.
Bom, eram 4 shots de Vodka e depois 9 Litros de Cerveja (1 L para cada um) em uma cervejaria lá, que tinha uma peculiaridade: A cerveja era feita lá mesmo. (Pronto Duh! Comecei a pagar a promessa!).
Esse era o Grupinho da bebedeira... essas 4 são da Irlanda e os outros 4 da Bélgica.
Ficando com cara de passado...

Guias.
Irlanda Representa...
A Balada!

As fotos da balada não ficaram muito boas, afinal, tirei com uma camera bem fraquinha que eu comprei para a nightlife, mesmo...

Depois disso, fomos atrás de uma balada... Depois de três tentativas, fomos parar em uma que chamava Prozak. hauahuahuahua! Loucura total aquele lugar. Não estava superlotado, mas tinha bastante gente. O que eu posso dizer: balada é sempre tudo igual... hahahaha! gente fumando, bebendo, dançando. Depois de um tempo lá, resolvi voltar para o Hostel. Aqui em Cracóvia à noite, é super tranquila. Por mim, passaram umas 3 viaturas de polícia até eu chegar no hostel.
Cheguei, troquei de camiseta e dormi. Dormi? não. Despenquei na cama."

Abraços pessoal. Depois eu conto da minha visita à Auschwitz-Birkenau.

Um comentário:

  1. realmente, essa cidade aí é mto linda! pagando a promessa mto beeem! hahaha vários parceiros aí pelo jeito.
    Alemanha perdeu a copaaa :\. Bá deixou a Espanha comandar o jogo hein. Pena que tu não tava mais na Alemanha pra postar fotos das carinhas tristes do pessoal. Mas tu chegou a ver o jogo?

    Agora que tu tá na República Tcheca vê se tu não encontra um tal de Mara por aí! Conheci ele na ISEF, era um amor. Eu lembro até hj o nome da cidade dele,que ngm conseguia dizer! Paragubinskicrau. Bom, alguma coisa assim. Deeve estar escrito completamente errado, mas se fala assim. Vê se tu descobre onde é essa cidade :D

    bjoo Bruno, sorgen! :)

    ResponderExcluir