sábado, 31 de julho de 2010

Antuérpia, Dia 1

  • País: Bélgica
  • Cidade: Antuérpia
  • O melhor do dia: Encontrei Guaraná por aqui!!!!
Pessoal, hoje não vou colocar fotos, porque não vai dar tempo. Só tenho 1 hora de internet!!!

Olá, pessoal. Estou aqui em Antuérpia, capital mundial da Lapidação de diamantes! (E talvez de fabricação de Jóias). Por onde você anda por aqui, você encontra uma joalheria, com aquele monte de jóias brilhando na vitrine!

Peguei um trem às 10:18, na estação Gare du Midi em Bruxelas. Para chegar lá, peguei um ônibus perto do Hostel. Demorou bastante para chegar, mas depois que eu lembrei: Era sábado. Cheguei na estação e comprei meu bilhete para Antuérpia. Saem trens para cá a cada 15 minutos! Claro que é só uma parada, não é a estação terminal. A Maioria dis trens estão indo para Amsterdam, meu próximo destino.

Cheguei na Estação de Trem, lá pelas 11:00, depois de uma viagem curtíssima de trem! 50 minutos! Nem valeu a pena usar um dia do Europass, porque a passagem custou 6,60 EUR. Fiz minha reserva de hostel ontem, porque eu não tinha certeza de onde ir. Estava entre Ghent, Bruges e Antuérpia. Resolvi vir para cá porque eu já estava planejando vir para cá mesmo e no Guia pareceu ser uma cidade mais legal também. Estou em mais um Hostel da HI Hostels, então, mais burocracia... Estou agora no Saguão esperando os serviços recomeçarem... afinal só "abre" às 15:00.

Vou falar da Viagem, então... hahaha!

Foi bastante tranquila, mas não tinham mais poltronas nos Vagões... Algumas delas estavam ocupadas com malas... (Deu vontade de Falar um monte, mas deixa quieto... eu estou com 2 malas grandes então...) No fim, fui na ponta do vagão, onde tinham umas poltroninhas dobráveis. Tive espaço suficiente para as minhas malas e pude ficar de olho nelas o tempo todo, então fiquei feliz... hehehehe! Foi quase o mesmo que aconteceu entre Warsóvia e Cracóvia, mas dessa vez eu tinha poltrona e dessa vez não tinha criança gritando no meu ouvido. Falando nisso, eu estava lendo o jornal Metro da Inglaterra que eu tinha pego para ficar lendo... tinha uma notícia falando que uma mulher na inglaterra processou outra porque a criança gritava tão alto que a deixou temorariamente surda! hahahahaha!

Enfim... Cheguei na Estação de Trem e fui correndo para o Balcão de informações. Tinha esquecido o Nome do Hostel... Mas, pudera.. o nome é muito bizarrooo!!! hahaha! Enfim... primeiro a mulher me mandou para o lugar errado... porque ela confundiu Hostelling International com International Hostel, que era o nome do lugar que ela me mandou... pelo menos o carinha desse outro lugar foi Legal comigo e me ajudou bastante. Me indou direitinho o Caminho, mas esse hostel aqui é meio Bizarro... Ele fica num lugar muito bonito, mas é escondido de tudo!!! e muito longe da Estação, também. O bom é que como aqui na Europa, demora para o sol se por, posso acordar mais tarde e ir para a estação de trem mais tarde sem problemas. ou seja, todo meu planejamento de sair às 6:00 da manhã para aproveitar melhor o dia, passou para as 8:00 (Em alguns casos, 10:00) e ainda assim tenho bastante tempo para ver as coisas!

Peguei o bonde e vim parar no Hostel! ufa! mas o serviço só começa às 15:00... depois disso, vou ver a cidade. Por enquanto, descanso um pouco e vou planejando meu dia por aqui.

Algumas horas depois...

Fiz meu check in na hora marcada... 15:00. Depois disso, subi para o quarto com a bagagem, preparei a mochila de ataque e saí. PEguei o bonde até o centro da Cidade. Desci na Estação Ópera, que foi exatamente onde eu comecei meu passeio.

Em uma praça aqui perto!
A estação de Trem!!! Os antuérpios se revoltam porque ela foi eleita a quarta estação de trem mais bonita... Dou razão a eles, mas a St. Pancras tbm...
E a Casa de ópera!

Eu posso dizer que a Antuérpia é uma cidade que preserva muito da sua identidade Medieval. Muitos prédios aqui datam de 1500, 1400... Igrejas enormes, Palácios e etc... Dentre tantos prédios antigos, há os prédios modernos e muitos deles e aí, varia de gosto, mesmo. Alguns deles são completamente modernérrimos, com uma arquitetura bem arrojada (e às vezes ousada). Ou a arquiterura tenta resgatar os antigos tempos e traz traços de uma arquitetura bem clássica.

Depois de Andar pela casa de Ópera, marquei uma pizzaria, que seria meu jantar... hehehe! Era bem do lado da casa de ópera. Fui para uma das trocentas igrejas que tem aqui em Antuérpia. A primeira que visitei, foi a Igreja de São Jacob (St. Jacobskerk). Como disse o Gustavo, Dinamarques parece Alemão mal falado... hahaha!. Algumas construções são enormes, Enooormes e não tenho espaço o suficiente para enquadrar bem a foto... Sempre esbarro em algum muro de alguma casa... hehehe! Mas enfim...

Igreja...
A porta da igreja... A torre não caberia na foto...

Da Jacobskerk, fui para a St. Antoniuskerk. Para quem não sabe, fui batizado na Catedral de Santo Antônio, em Osasco. Por isso fico tão feliz quando encontro uma Igreja de Santo Antônio por aqui. Pena que todas as igrejas que eu fui, estavam fechadas... Aliás muitas coisas aqui estão fechadas, afinal é sábado. Bom, nessa região entre essas duas igrejas, a cidade parecia morta. Tudo estava fechado, salvo alguns restaurantes e lanchonetes! Fiquei pensando "O que fazem os Antuérpios no Fim de Semana?" Continuei andando e vi uma loja de "Artigos Brasileiros - Comidas e Presentes". Na hora eu pensei: Vou ver se eles têm Guaraná. E tinha!!! Meu Deus, que saudade eu estava de Guaraná já!!!

A Igreja de Santo Antônio!!!
Construção bem medieval, não?

Depois, fui andando por ruas desertas... Quase deprimentes, mas pelo menos dava para tirar bastantes fotos! hehehe! Até que eu cheguei em Outras Igrejas. Uma delas, a Borromeuskerk. Um pouco a frente, tinha o Boerentoren (O Empire States de Antuérpia)... hehehe! Em frente, tinha uma rua de Compras. Bem meis simples que a Champs, Só com lojas "Compraveis" como H&M, C&A, Zara, algumas perfumarias... Era meio que o Calçadão de Osasco... hahaha! tinha uma galeria com um monte de Lojas. E vi lojas a Alemanha aqui. Saturn e Media Markt. Preferi não entrar.
Mais igreja.
Assim, no meio da rua, uma cruz!
E a Empire States da Antuérpia! ehehehehe!

Andei por essa rua, achando que eu ia chegar na Politietoren. Mas, eu estava indo em direção a Estação de Trem. Tive que voltar tudo, superando minhas vontade de entrar nas lojas para comprar coisas... hahaha! e Consegui. Depois peguei a rua certa e cheguei no QG da Policia daqui. Bem grandinho por sinal. Ali eu estava perto de... ...mais uma igreja. Mas essa, grande de verdade. Era a Olv Kathedraal e ficava perto do Grote Markt e da Stadhuis.

Um Shopping!!! Que prédio é esse!?!
E finalmente o QG da polícia!
Museu de Moda!?
Tá vendo a Torre da Igreja né? era para ter duas aí... Mas não concluíram a obra. Aliás, era para ter sido destruída!!!
Hilton is everywhere!!!!
A Igreja!!! Fica numa praça que chama praça Verde... Mas tudo o que você vê é cinza... Isso porque antigamente, embaixo desse cinza, ficava um cemitério, onde eram enterrados os pobres quando não cabia mais ninguém, tamparam o cemitério!!!... Or ricos eram enterrados na catedral... Bom... imagina o tanto de cadáveres em baixo do cimentão...

Depois eu falo mais desses lugares! Saindo da Grote Markt, fui para a Igreja de São Paulo. e depois para a Norderterras. Aí eu já estava do lado do Rio que corta Antuérpia. Bom... descobri que O porto de Antuérpia é o segundo maior porto da Europa. Perdendo, claro, para o Porto de Roterdãm. Nesse Norderterras, dava para ter uma boa visão do Rio e do porto. E alguma coisa da Cidade... As torres mais altas por exemplo.

Mega torre! Dá para perceber que a outro não terminou né?
O palácio não lembro do que na Grotemarkt (desculpa gente to sem o mapa aqui e tenho 30 min de internet só).
Nordenterras. Aí funciona um Café. Super simpático... e deve custar uma fábula.
Alguma coisa que eu não lembro o nome, visto da Nordenterras.
Arquitetura medieval! Adorei!
Aqui funciona um Museu... Mas em tempos remotos, era uma prisão, exclusiva para os residentes de Antuérpia... era uma prisão medieval, então não precisa falar mais nada né?

Fui indo em direção Sul, passando por um castelinho que tinha nas margens do Rio (esse acima). Cheguei na Zuiderterras, que tinha uma vista privilegiada do Porto! Muito grande, mesmo! Quase cansado, comecei a ir para a Casa de Opera de novo, comer aquela pizza. E Fui indo. a pé mesmo... fui indo seguindo os trilhos do Bonde e apreciando a paisagem Belga. Um lugar completamente adorável, cheio de prédios muito antigos, ruas estreitas. Calmo.
 Do Olds para o Modernérrimo! hahahaha!
Ah Claro! mais uma foto minha, na frente da Prisão... hahahaha!
Olha para esse porto!!!
'
Cheguei na Pizzaria e para minha surpesa, era dia de promoção! A pizza grande (35 cm de Diâmetro) por apenas 7,99 EUR! Deu para guardar metade para amanhã, de tão grande que era! Mas, na hora de comer, estava tão quente, que queimei a língua com o molho de tomate. Mais brasileiro que isso, impossivel... Pizza com Guaraná! uhuuuul!!!!! Ali quase me senti em SP! hahahaha!!!!

Uma loja de roupas bem peculiar... Gótica hehehehe! E tem gente que anda assim na Bélgica, viu?
Meu jantar, muito bem servido! hehehehe!

Depois, voltei para esse hostel esquisito... Tem um bar aqui, mas é uma tiazinha que cuida, então só toca as músicas da época dela... tava tocando uns twist aqui para você ter noção... hahahahaha!

Bom, amanhã acho que a Caminhada vai ser mai light... Hoje andei 5 horas, um pouco preocupado com minha perna, que começou a querer dar cãibra do nada... acho que é cansaço, mesmo... preciso me poupar um pouco. Afinal, ainda tenho 2 semanas pela frente.

Depois de 1 mês de viagem, eu começo a pensar o quanto isso tudo valeu a pena. O quanto conhecer tantos lugares maravilhosos foi bom para minha cabeça. Não só conhecer os lugares maravilhosos e cheios de história, mas conversar com pessoas de outros países e discutir um pouco da Cultura de cada país. Isso foi realmente muito bom e interessante. Eu acredito piamente que o Brasil tem muito potencial para chegar no patamar da Europa. Mas, primeiro, é necessário mudar a cabeça das pessoas e dos governantes, principalmete.

Bom, pessoal é isso aí. Depois vem mais uns posts especiais sobre os bastidores da Viagem! hahaha!

Abraços a todos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário